Chegou a 12 o número de açudes sangrando no Ceará neste domingo (1º), conforme observado no Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além destes, outros seis estão com o volume acima dos 90%.

Na Região Norte, os açudes Gameleira, em Itapipoca, e Tucunduba, em Senador Sá, estão com o volume acima de 100% da capacidade. Os açudes Gangorra, Angicos, Várzea da Volta, Diamantino II, Sobral e Itapajé estão com capacidade acima de 90%.

As precipitações vem ajudando o aporte hídrico do Estado. Em fevereiro, as chuvas ficaram 64,1% acima da média, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para o período, a normal climatológica é de 118,6 milímetros, tendo sido observado 194,7 mm até esta sexta-feira (28).

Mesmo com o início de quadra chuvosa, Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, adverte que ainda é muito cedo para fazer uma avaliação. “Os grandes reservatórios como Castanhão e Orós já devem ter começado a receber os primeiros volumes de água; mas para recuperá-los, vai ser preciso que a estação seja chuvosa de fato”, finaliza.

Com informações Diário do Nordeste

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/