Animal recebe apelido de “Milagre” por conseguir permanecer vivo apesar dos maus-tratos recebidos na rua. Recuperado, voluntários da instituição buscam um novo lar que o receba

Em 2019, Fortaleza chegou a registrar 132 mil cães e gatos vivendo nas ruas ou em situação de abandono ou maus-tratos, conforme a titular da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa),Toinha Rocha.

Apollo não sabe sabe precisar como o cachorro obteve os ferimentos, mas acredita ter sido resultado de uma ação de maus-tratos. “Provavelmente alguém fez maldade. Bateu com alguma coisa, o furou. O ferimento foi generalizando até ficar com bicho. As moscas pousavam e estava cheio de larvas”, explica.

A gente achou incrível, ele estava com a metade da cabeça aberta e ainda estava andando. Ficou sempre consciente o tempo todo. Por isso a gente batizou de Milagre”, explica
Após a internação, no dia 19 deste mês, seguiram cuidando do animal, com pomadas, no abrigo. Agora, só esperam pela adoção do cachorrinho, apelidado de Milagre por sua capacidade de andar e de permanecer consciente apesar das feridas.

Doações

O Abrigo São Lázaro é uma das instituições de Fortaleza que acolhe e recebe animais em situação de abandono ou maus-tratos, encaminhado para clínicas veterinárias quando necessário. Conforme Apollo, atualmente há 1000 animais disponíveis para adoção e quase 20% destes fazem tratamento de recuperação de algum machucado sofrido enquanto estava na rua. “Nosso trabalho é esse, dar uma segunda chance para esses animais”, afirma Apollo.

Devido ao alto número de cães e gatos no abrigo, os gastos em ração e material de limpeza também são elevados. Conforme o fundador, “são 20 litros de água sanitária todos os dias e 300 quilos de ração, mas o que mais está em falta hoje é a ‘misturinha’”.

A ‘misturinha’, como o fundador fala, consiste em uma junção de massa de milho com mortadela ou arroz específico para cães, batido no liquidificador, para que aqueles animais que receberam traumas na parte da mandíbula ou já estão velhos demais para mastigar também consigam se alimentar.

Serviço

Para ajudar o Abrigo São Lázaro, é possível entrar em contato com a entidade através do instagram @abrigosaolazaro ou @apollovicz.

Fonte: Diário do Nordeste

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber