Alunos da rede pública de Quixeramobim foram conhecer de perto como funciona o sistema hídrico do Município.

Alunos da Escola Agrícola de Ensino Fundamental Deputado Leorne Belém, em Quixeramobim, tiveram a oportunidade de conhecerem o Sistema Hídrico Fogareiro e todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água para as residências desta cidade do Centro do Estado. A turma do 7º anoparticipou da aula de campo promovida através de parceria da gerencia regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do Município e da Secretaria de Educação do Município.

A atividade faz parte de uma pesquisa do curso de Geografia do gerente regional da CogerhPaulo Ferreira. Os jovens aprendem a complexidade do ciclo hídrico até a água chegar às torneiras das suas casas. As equipes de técnicos da Gogerh, de educadores, o diretor Ronny Parente e o professor da Escola Agrícola, Gilson Rodrigues, o presidente do SAAE Quixeramobim, Miguel Fernandes e a técnica do SAAE, Rossilene Peixoto, dão as orientações aos estudantes.

Antes de saírem a campo Paulo Ferreira e a equipe a Gogerh deram uma aula sobre o sistema hídrico de Quixeramobim.

O presidente do SAAE recebeu os alunos no laboratório da estação de tratamento da unidade.

Antes da quadra invernosa deste ano a cidade de Quixeramobim passou por uma grave crise hídrica. Por mais de dois anos a população, mais de 50 mil consumidores enfrentaram racionamento severo. São aproximadamente 20 mil pontos de consumo. Houve necessidade de perfuração de dezenas de poços profundos nos bairros e da instalação de uma rede adutora até o açude Pedra Branca, já no município de Banabuiú.

Fonte: Diário Sertão Central

Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/