O expediente foi regado a exercícios práticos para bombeiros militares e integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Juazeiro do Norte, nesta terça-feira (06). Durante toda a manhã, 21 agentes de segurança pública atuantes na região do Cariri participaram de uma instrução de salvamento veicular ministrada pelo subtenente Antônio Nivau Soares da Silva. O militar, que pertence ao CBMCE, mas atua na Ciopaer, foi o segundo colocado no Curso de Salvamento Veicular Leve promovido pela Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, em abril.

“O aperfeiçoamento e a capacitação fazem parte da rotina do bombeiro militar e da maioria dos profissionais da segurança pública. Essa instrução teve o objetivo de fomentar a padronização no atendimento e promover uma maior integração entre as diferentes vinculadas da Secretaria de Segurança Pública que podem atuar em ocorrências de acidente veicular”, explica o primeiro-tenente Josiel José Ribeiro Bezerra, oficial da 1ª Seção de Bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros, sediada em Juazeiro do Norte.

A instrução envolveu treinamento de táticas e técnicas de desencarceramento e extração de vítima, uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e ferramentas, além de atendimento pré-hospitalar do acidente veicular.

Fonte: SSPDS