Brisanet telecomunicações

Como melhorar o Wi-Fi da sua casa

A cada dia que passa, mais pessoas estão tendo acesso à internet. E é difícil negar que o Wi-Fi é o tipo de conexão mais utilizado. No entanto, apesar de seu grande uso, esta rede ainda apresenta certas limitações, tendo mais facilidade de sofrer interferências, inclusive do próprio ambiente onde o sinal é transmitido, que dificultam uma boa conexão. Mas há certos cuidados que podem ser tomados para melhorar o Wi-Fi da sua casa. Veja em seguida algumas dicas que o site Olhar Digital dá.

Só ressaltante que, no caso do nosso aparelho (modem), a atualização dele é feita automaticamente. E que, precisando realizar qualquer configuração nele, é necessário o cliente entrar em contato com o nosso suporte técnico.

1. Atualize seu roteador

A primeira coisa que você precisa fazer é ver se o seu roteador está atualizado. Além de deixar a conexão mais rápida, isso pode impedir que invasores usem sua rede. Aproveite também para dar uma checada nos outros dispositivos, como notebooks, tablets e celulares. Se esses aparelhos estiverem muito velhos, pode ser uma boa ideia trocar, tá?

2. Coloque o roteador em outro lugar

Você sabia que a posição do seu roteador pode atrapalhar a conexão? A dica é procurar sempre locais mais altos e onde não existe a interferências de aparelhos como o microondas e um telefone sem fio. Quanto menos paredes por perto, melhor, porque o sinal não vai precisar atravessar obstáculos e perder a força.

3. Mude o número do canal Wi-Fi

Os equipamentos sem fio usam canais para operar, mais ou menos como acontece com os canais de uma TV. Cada um deles é representado por um número e representa uma frequência de conexão. O problema é que a maior parte dos roteadores oferece os mesmos canais, o que causa um congestionamento. Com o manual do roteador em mãos, mude o número do canal. Ah! Se você não tiver o manual em casa, pode acessar ele no site da fabricante do roteador.

4. Amplie o alcance do sinal

Pode ser que, mesmo mudando a posição do roteador, o sinal não fique forte o suficiente para você usar a internet em locais distantes da casa. Nesse caso, pode ser uma boa ideia comprar um extensor de sinal. Esse tipo de produto não é caro e funciona ampliando o alcance da internet. Você também pode trocar a antena instalada no roteador.

5. Aumente a segurança

A sua internet pode estar fraca porque muita gente está usando a mesma rede. Se desconfiar que alguém não autorizado está conectado ao seu Wi-Fi, mude a senha e ative a criptografia da rede sem fio. Você também pode desligar a rede enquanto não estiver usando.

Fonte: Olhar Digital
Lu Explica, 06/04/2017

https://olhardigital.com.br/lu-explica/noticia/5-dicas-para-melhorar-seu-wi-fi/67238, acessado em 23/01/2018.