O cactus conhecido como coroa-de-frade, classificada como melocactus, é proibida de ser comercializada devido à alta chance de extinção e encontrada pela reportagem do Sistema Verdes Mares em pontos de venda da Capital. A proibição consta em uma portaria do Ministério do Meio Ambiente de 2014. A norma lista as espécies da flora ameaçadas de extinção.

As variações desta espécie levam cerca de 10 anos para esbanjarem a beleza que atrai os consumidores e, na natureza, servem de alimento para a fauna no período da seca, além de desempenharem função na formação do solo.

Na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, a vendedora anuncia “Esse é o mais raro que tem. Ele vem do sertão”, apontando para a coroa-de-frade comercializada por R$20.

O documento de origem florestal atesta que o exemplar vendido não foi retirado indevidamente da natureza, destaca Miller Holanda, chefe técnico ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Sobre a fiscalização, ele reforça que o Ibama atua em ações de grande impacto como o transporte irregular.

(Foto: Helene Santos) Fonte Diário do Nordeste

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/