Iniciativa partiu do Grupo Amor, que já doou mais de nove toneladas de alimentos durante a pandemia

Itapajé
Legenda: Dona Enedina vive com a família em uma casa de barro em Itapajé

A iniciativa partiu do Grupo Amor, que já doou nove toneladas de alimentos no Ceará nesta pandemia. Os voluntários se sensibilizaram com a situação da moradora, a quem acompanham desde 2014. Dona Enedina vive em uma casa de taipa em terreno emprestado.

A campanha começou na última segunda-feira (3) e já conseguiu juntar R$ 3 mil. Diante do preço de casas populares na região, a meta é chegar a R$ 25 mil.

“Conhecemos ela em uma situação tão triste, uma casinha de taipa, no meio do nada, um terreno seco. No dia, eles só tinham um pacote de macarrão, cinco redes e uma televisão ‘tubão’. A senhora era super desnutrida, os filhos com problemas de locomoção porque segundo ela, quando grávida, não tinha o que comer e passava fome”, lembra Lívia Barrocas, uma das coordenadoras do Grupo Amor.

Hoje, a situação de Dona Enedina ainda é precária, principalmente por conta da pandemia, que impossibilou novas visitas do grupo. “De 2014 para cá, a minha vida foi mudada. Quando o grupo chegou na minha porta, mudou muito a minha vida. Hoje eu posso dizer que foi muito importante para mim, igual o dizer popular, ‘tirou minha barriga da miséria’, e a dos meus filhos”, relata Enedina.

Necessidade

“Uma roupinha, hoje que eu tenho. Eu agradeço a dona Livia. Uma rede, um lençol, uma cama, uma geladeira, fogão, guarda-roupa, tudo foi doado pelo grupo”, enfatizou Dona Enedina, emocionada. “Eu já passei muita dificuldade na minha vida, muita mesmo, e não é de agora”, conta a sertaneja, que já chegou a passar três dias sem tem o que comer.

Clique para conferir mais imagens:

A campanha para dar um lar à Dona Enedina e os filhos alcançou, na última terça-feira (4), o cantor Gabriel, da dupla sertaneja cearense Luís Marcelo e Gabriel, que compartilhou vídeo da campanha em suas redes sociais.

Outras ações

Durante a pandemia, o Grupo Amor conta com cerca de 170 voluntários. “Hoje a gente não só leva comida, a gente retira pessoas das ruas, ajuda a colocar em casas de reabilitação”, destaca Lívia. “Ajudamos na questão do aluguel social. Assim que eles conseguem, a gente doa fogão, gás, tentamos dar um apoio para eles continuarem sem voltar para rua”, completa.

No período de isolamento social, eles tentaram ajudar pessoas que não teriam como trabalhar. “Eles geralmente são camelôs, vendem coisas no sinal, e aí a situação complicaria muito. Então focamos neles para permitir que eles conseguissem ficar em casa”, pontua.

Além disso, o projeto prestou auxílio em algumas comunidades de Fortaleza e somou durante a pandemia, doação de cerca de nove toneladas de alimentos.

Como ajudar:

Instagram: @grupo_amor

Contas bancárias para doação:

• Banco do Brasil
Agência: 4732-5
Conta corrente: 6862-4
Livia Barrocas A. Araujo
.
• Caixa Econômica Federal
Agência: 1977
Conta Poupança: 10258-7
Op. 013
Livia Barrocas A. Araujo

Fonte Diário do Nordeste

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber