Mesmo durante a fase de transição, que integra o plano de flexibilização de algumas atividades econômicas no Estado, as forças de segurança seguem com as ações de fiscalização e orientação à população em território cearense. Durante entrevistas à imprensa concedida nesta segunda-feira (1), primeiro dia de validade do Decreto Estadual N° 33.608, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, citou que as ações rígidas adotadas em Fortaleza e que impactaram na melhoria dos índices de contaminação pelo novo coronavírus foram expandidas para a Região Metropolitana de Fortaleza e para o Interior.

Na Capital, quatro barreiras fixas permanecerão nas entradas e saída de Fortaleza, bem como a realização de blizte móveis em quadrantes onde são registrados os maiores números de ocorrências. Outras sete cidades do Ceará entram em isolamento rígido e também contarão com o reforço do trabalho preventivo, sendo elas: Acaraú, Camocim, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral. Ao todo, serão 23 barreiras fixas com funcionamento de 24 horas, que ocorrem em conjunto com as prefeituras municipais de cada uma das cidades.

“Continuaremos com diversas barreiras, mas agora passaremos a atuar, além de Fortaleza, em mais sete cidades da Região Metropolitana e do Interior, que adotaram o isolamento social rígido. Ao todo, serão 23 barreiras nas entradas e saídas desses municípios. Então é um volume de efetivo muito maior e, nessas cidades, as ações ocorrerão da mesma maneira como vínhamos fazendo na Capital. Ou seja, com a fiscalização de comércios e outros serviços, a verificação de locais com aglomeração ou aquelas pessoas que não estejam utilizando máscaras ao saírem nas ruas; além de outras situações previstas no decreto governamental como dever da população”, explica André Costa.

Todo o trabalho contará ainda com o sistema de videomonitoramento e suas mais de 3.300 câmeras instaladas em todo o Estado. Aquelas pessoas que não justificarem o porquê do seu deslocamento, serão orientadas a retornarem aos seus domicílios. O decreto governamental publicado no último dia 30 de maio reforça que o trânsito de pessoas só é permitido em casos de serviços essenciais, motivos de saúde, para a compra de materiais essenciais à subsistência, além de outras exceções publicadas no Decreto Estadual N° 33.608.

“Os agentes abordarão primeiro os veículos e verificarão inicialmente se os ocupantes estão usando máscaras, o que é obrigatório em todo o Estado do Ceará. Depois verificaremos a justificativa para deslocamentos. Ou seja, se o motivo da saída daquela pessoa se encaixa em alguma das exceções previstas no novo decreto”, explica. Na ação, serão empregados efetivos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e dos órgãos de fiscalização de trânsito, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e das autarquias municipais de cada cidade inserida no plano de ação.

“Todo o trabalho forte é voltado à conscientização das pessoas para que elas fiquem em casa, e dessa forma possamos alcançar a melhoria dos indicadores. Continuaremos trabalhando para conter o avanço do novo coronavírus, dando um fôlego para o sistema público e privado de saúde e conseguindo salvar vidas”, finalizou.

Balanço

Desde o último dia 7 de maio até as 8 horas desta segunda-feira (1), os órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e municipais atenderam 3.521 ocorrências, em Fortaleza, de acordo com dados do relatório do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC), formado por representantes dos órgãos envolvidos nas ações. Foram 2.391 chamados atendidos por aglomeração de pessoas, 941 referentes a comércios abertos e 189 ocorrências atendidas por descumprimento de proteção individual. Em todos os casos as equipes atuam na fiscalização e orientação das pessoas. Caso o cidadão insista em descumprir o decreto estadual, o procedimento é encaminhado para uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Também durante esse período, 378.349 veículos foram abordados nas barreiras fixas montadas nas entradas e saídas de Fortaleza, além das blitze móveis que atuam em 104 quadrantes da Capital.

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber