A equipe do SAAE de Pedra Branca realiza operação de emergência para captação de água do Açude Trapiá II. Com capacidade para 18 milhões de m³, o reservatório está apenas com 2,2% do seu volume. Foto > Divulgação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pedra Branca, no Sertão Central, deu o sinal de alerta para os 27 mil moradores da área urbana deste Município. O Açude Trapiá II, que abastece a cidade, se aproximou do seu nível crítico neste início de dezembro. Atingiu a marca dos 2,2% de volume de água.

Atualmente, de acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o Trapiá II armazena apenas 400 mil metros cúbicos. O diretor do SAAE demonstra preocupação com a possibilidade de mortandade de peixes, o que inviabiliza a captação de água do reservatório público para o consumo humano.

Mesmo assim, caso o problema não surja, como ocorreu em janeiro de 2018, em outro açude da cidade, o Trapiá II só poderá abastecer a população até o mês de janeiro próximo. Por esse motivo o SAAE de Pedra Branca perfurou mais seis poços profundos, para serem interligados à rede de outros 33 e garantir o abastecimento básico dos moradores.

Com informações Diário Sertão Central.

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/