A partir da próxima segunda-feira (13), os cearenses receberão em seus aparelhos celulares uma mensagem de texto (SMS) os convidando a cadastrar seu CEP para o recebimento gratuito de alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil. A mensagem terá o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: Você está preparado pro período de chuvas? Responda o SMS com seu CEP e passe a receber alertas de desastres. O serviço é gratuito. Proteja-se!”

Trata-se de uma campanha para maior adesão da população a esse serviço. Até o momento, o estado conta com 58.364 cadastros, que correspondem a apenas 0,65% da população. Mesmo antes de receber a mensagem de convite para o cadastro, a população já pode enviar seu CEP de interesse para 40199 e se cadastrar. É permitido cadastrar mais de um CEP; basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento; basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

No Ceará, o envio dos alertas tem sido realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde 2018. Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”. O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/