Como resultado da intensificação da presença das Forças de Segurança na comunidade do Lagamar, no bairro São João do Tauape, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, policiais militares lotados nos Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) capturaram cinco suspeitos de participarem das ações criminosas ocorridas, ontem (19), na região. Durante a ofensiva, na tarde desta quinta-feira (19), duas armas de fogo foram apreendidas e os indivíduos chegaram a trocar tiros com as equipes policiais. As capturas foram uma resposta rápida no combate a criminalidade no território.

Ao tomarem conhecimento que um grupo, em atitude suspeita, se encontrava defronte ao Parque do Cocó se preparando para cometer crimes no local, os policiais militares montaram um cerco na área, com o objetivo de evitar qualquer fuga do bando. Uma viatura do Comando Tático Motorizado (Cotam) se dirigiu até o ponto, onde o quinteto estava. Dois deles, que portavam um revólver calibre 38 e uma pistola calibre .40, efetuaram disparos contra a Polícia Militar, que revidou. Estes foram identificados por Francisco Cleiton Pinheiro da Silva (26) – que já responde a seis procedimentos policiais por homicídio, tráfico de drogas e furto consumado e tentado; e Vanderlan Domingos Pinheiro (19) – sem antecedentes. Ambos foram baleados nas pernas.

Graças à astúcia dos profissionais de segurança, que suspeitaram que os indivíduos poderiam tentar fugir por um canal de esgoto na região, uma equipe do BPMA foi deixada no outro lado da passagem. Foi assim que os demais suspeitos, três adolescentes de 14 e 15 anos, foram apreendidos.  Um deles já responde a atos infracionais por tráfico de drogas.

Os integrantes do grupo são os principais suspeitos de participarem da ocorrência registrada, nessa quarta-feira (18), na comunidade, quando veículos foram apedrejados por suspeitos armados na via. Inclusive, o delito seria uma represália à ocupação policial no território. Os infratores lesionados foram socorridos e os demais foram encaminhados para a DCA, onde o procedimento cabíveis.