Grupo faz parte da facção criminosa e iria resgatar presos da CPPL 3, diz Polícia Federal. Suspeito usou documento falso para fugir de presídio em São Paulo.

Bando planejava resgatar presos no Ceará, diz Polícia Federal

Antônio Carlos Souza Barbosa, o “Carioca”, líder do sequestro ao ex-cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider há 23 anos, foi preso na madrugada desta terça-feira (9) em uma operação da polícia no Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza.

De acordo com o coronel Aginaldo Oliveira, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Carioca foi capturado junto com quatro homens que, conforme investigações, são integrantes de uma facção criminosa e estavam se preparando para realizar o resgate de presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, na Grande Fortaleza.

Ainda segundo coronel Aginaldo, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) cercaram as duas residências onde os indivíduos estavam reunidos e fizeram as prisões. Na ocasião, alguns integrantes da quadrilha conseguiram fugir e três foram capturados pela Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF), na BR 116. Junto com os suspeitos foram encontrados duas pistolas, dois revólveres e um fuzil de alto poder de destruição.

Carioca estava há dois meses no Ceará, após fugir com um documento falso do presídio de Presidente Venceslau, no estado de São Paulo, onde cumpria pena. Ele estava sendo procurado pela polícia paulista, que já foi informada sobre a captura e deverá reconduzi-lo ao estado para cumprir a pena, conforme coronel Aginaldo.

Os oito presos na operação, entre eles Carioca, irão responder por organização criminosa e porte ilegal de arma de uso restrito. Parte da quadrilha foi levada para o 10º Distrito Policial, no Bairro Antônio Bezerra, e o restante para a sede da Polícia Federal, no Bairro de Fátima. Com informações G1 Ceará.

Sequestro de Dom Aloísio Lorsheider