Por volta das 23h00min deste domingo dia 04/01/2018 a polícia foi informada via 190 que vários membros da facção GDE estariam em uma casa localizada na AV. Manoel de Castro, no centro de Morada Nova, e que os mesmos eram responsáveis por um homicídio que teria ocorrido minutos antes.

Ainda segundo a denúncia, os mesmos estariam planejando um ataque aos magistrados que estavam hospedados no Hotel Gran Marques, vizinho à residência onde os indivíduos estavam. Após tomar conhecimento dessa informação, a polícia solicitou o apoio das cidades vizinhas. Ocorreu um confronto entre os PMs e os suspeitos, onde B. A. C., foi lesionado e socorrido ainda com vida, porém não resistiu e veio a óbito logo após dar entrada no hospital local.

Após consulta no sistema foi constatado que o mesmo tinha passagem pela polícia. Além disso, outros roubos que estavam ocorrendo na cidade estavam sendo atribuídos a esses indivíduos. A polícia prosseguiu com as buscas no local e encontrou uma adolescente também lesionada, a mesma foi socorrida para o hospital local e em seguida foi transferida para Fortaleza. Um outro menor foi apreendido no local juntamente com o seguinte material:
01 revólver calibre 38;
01 escopeta calibre 12;
06 munições calibre 38 deflagradas;
04 munições calibre 12 deflagradas e 03 intactas;

Também foi encontrado no local algumas porções de drogas. O menor apreendido foi conduzido juntamente com o material encontrado para a Delegacia