Ações deflagradas pelas Forças de Segurança em Fortaleza e na Região Metropolitana da Capital culminaram em mais dez prisões e apreensões somente nesse sábado (20). Entre os capturados, foram localizados suspeitos com mandados de prisão em aberto e também com extensa ficha criminal. Durante as ofensivas, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam armas de fogo, drogas, fogos de artifício e outros materiais de origem ilícita. A ação integra todo o trabalho coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em combate às organizações criminosas. Todos os casos são investigados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tendo à frente o trabalho especializado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Fortaleza

Após informações que em uma casa no bairro Papicu, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), suspeitos promoviam uma festa de apologia a um grupo criminoso e soltavam fogos de artifício, equipes da Polícia Militar diligenciaram até o local e capturaram cinco pessoas. Todos foram contidos por meio de um cerco realizado na região. Alan da Silva Mendes (23) – com passagem por roubo; Daizon Mendes de Brito (30) – com antecedentes por tráfico, porte ilegal de arma de fogo, resistência, desacato e desobediência; e Sávio Moura de Lima (24) foram presos.

Dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos. Um deles já responde a nove atos infracionais, sendo oito por tráfico de drogas e um por uso de entorpecentes. As equipes apreenderam caixas de fogos de artifício, com alguns já utilizados; celulares e trouxinhas de crack. O grupo foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A ação ocorreu na madrugada deste domingo (21).

Já na AIS 1, que possuem bairros limítrofes a AIS 10, policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) capturaram um suspeito com duas armas de fogo, no Vicente Pinzón, nesse sábado (20). Ademir Evangelista dos Santos (18) estava com um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 32 e 17 munições.

De acordo com as informações colhidas pelos policiais especializados, ele vinha exibindo o armamento na comunidade. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O suspeito já possui passagens pela Polícia por roubo. Quando adolescente, ele respondeu a oito atos infracionais, sendo um por homicídio, quatro por roubos, um furto de veículo, um crime contra a paz pública e uma lesão corporal dolosa.

Ainda na região do Vicente Pinzón, o CPRaio abordou um grupo de pessoas que estava na comunidade do bairro Serviluz, em frente a um imóvel. No interior da residência, os policiais encontraram 21 trouxas de maconha e dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Maria Érica da Silva Lima (18) foi presa em flagrante.

Outra prisão foi registrada no bairro Padre Andrade (AIS 6) de Fortaleza. Quando realizavam incursões preventivas pela região na noite de ontem, um suspeito tentou fugir ao perceber a presença da composição. Ao ser capturado, Wender Carlos de Lima Oliveira (19) apontou aos policiais onde mantinham drogas. As equipes apreenderam 60 trouxinhas de maconha e outros materiais. O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Região Metropolitana

Prisões também ocorreram na Região Metropolitana. Ainda na noite de ontem, policiais militares prenderam Izaquiel Moreira da Silva (36). A captura ocorreu após equipes serem informadas sobre uma festa na localidade de Quinzim, em Aquiraz (AIS 13). O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa e já possui passagens pela Polícia por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menor, lesão corporal dolosa e crime ambiental. Com ele, foram encontradas 527 gramas de cocaína, dez munições calibre 38, celulares, dinheiro e materiais utilizados na traficância de entorpecentes.

Em Maracanaú, um homem com mandado de prisão em aberto foi capturado. Ele foi localizado quando equipes policiais do motopatrulhamento da PMCE, que realizavam abordagens no intuito de identificar suspeitos de integrar uma organização criminosa. Francisco Diego Ferreira (23) estava com mandado de prisão por roubo e corrupção de menor oriundo da comarca de Caridade. Ele foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú e agora se encontra à disposição da Justiça. Na mesma cidade, a PMCE abordou dois indivíduos com caixas de fogos de artifício. Como não havia nada de ilícito com eles, ambos foram liberados.

Já em Caucaia, o CPRaio apreendeu duas armas de fogo durante o patrulhamento que foi intensificado na região. Francisco Gustavo Feijão Rodrigues (27) foi localizado, após informações que ele estava exibindo uma arma de fogo em via pública, no bairro Parque Potira. O suspeito foi localizado, e em seu imóvel, as equipes encontraram um revólver calibre 38 e cinco munições. Gustavo, que já respondia por roubo, foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi autuado em flagrante. Um segundo revólver calibre 38 foi apreendido pelos raianos no bairro Jurema, também em Caucaia. Um suspeito fugiu ao perceber a ação da Polícia. O material foi apreendido e as buscas seguem em andamento.

Denúncia

A SSPDS reitera que os casos que chegam ao conhecimento das autoridades policiais são devidamente apurados e orienta a população a comunicar os fatos por meio do Disque-Denúncia da SSPDS, pelo número 181. Para registrar a denúncia, não é necessário se identificar. O sigilo e anonimato da fonte são garantidos.

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber