Solonólpole intensificou as ações de combate e prevenção às arboviroses no Município.

As mortes de dois moradores, um deles estudante, com suspeita de dengue hemorrágica, levaram a Secretaria de Saúde de Solonópole, a realizar ações emergenciais de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti nesta cidade do Centro do Estado. Desde a última sexta-feira (2), são 34 casos confirmados de contração da doença no Município. Outros dois aguardam resultado de exames, todos referentes a este ano.

Os óbitos foram registrados no início desta semanae apesar de os exames preliminares não terem confirmado o diagnóstico clínico, além de orientações de técnicos do Núcleo de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), houve reunião com profissionais dos núcleos gestores de escolas da rede pública e privada, com o intuito de planejar ações dentro das unidades.

Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias participaram de um treinamento realizado por profissionais da Secretária de Saúde do Município. Médicos e enfermeiros também receberam orientações sobre o manejo clínico dos pacientes com o infectologista Márcio Pereira. A programação contou ainda com participação de moradores no Seminário de Enfrentamento às Arboviroses, realizado no Salão Paroquial.

Durante toda esta semana, agentes de endemias do Município se organizam em mutirões de visitas na busca por focos do mosquito, telando caixas d’águae orientando moradores. Os profissionais também realizam pulverizações em residências e ruas. Um carro fumacê, cedido pela Sesa, também fez a pulverizações nos bairros, nas manhãs e tardes.

A secretária de Saúde de Solonópole, Karise Pinheiro, confirmou o delicado período na cidade. “Com a chegada das chuvas ficamos vulneráveis a estas doenças. É preciso que a população fique atenta, principalmente, no armazenamento correto da água. Muitos moradores armazenam água em panelas, baldes e tanques abertos”, alertou