O Açude Umari armazena atualmente 18,3 milhões m³, o equivalente a 52,29% da sua capacidade.

Açude Umari, inaugurado em julho de 2011 emMadalena, um município do Sertão Central, é um dos poucos no Ceará com volume acima dos 50%. O reservatório público fica situado a pouco mais de 5Km do Centro da cidade. Entretanto, a águacontinua sendo distribuída para os moradores de forma precária, pela falta de uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

Esse motivo levou a prefeita do Município, Sônia Costa, a seguir ao Palácio de Iracema, sede do governo do Estado, em Fortaleza, para reivindicar ao secretário da Casa CivilNelson Martins, a instalação a ETA na sua cidade em caráter de urgência. A visita, em caráter de audiência institucional, ocorreu nesta terça-feira (20). A gestora municipal contou com o apoio do deputado estadual Leonardo Araújo.

Na oportunidade Sônia Costa também reivindicou a construção da Casa do Idoso, a instalação de uma BrinquedoPraça para as crianças e uma Areninhapara os jovens. A prefeita incluiu no pacote de reivindicações o capeamento asfáltico em diversas vias públicas da cidade.

Situada a 165Km de Fortaleza, Madalena possui pouco mais de 20 mil habitantes.