Segundo o DMT de Quixeramobim mais de 3 mil fiéis participaram da procissão de Santo Antônio.

Mais de três mil devotos participaram na tarde desta quarta-feira (13), em Quixeramobim, da procissãoem homenagem a Santo Antônio, padroeiro desta cidade do Sertão Central. Mais uma vez o bispo da diocese de Quixadádom Ângelo Pignoli, comandou o cortejo de aproximadamente 5 Km pelas ruas e avenidas acompanhado do novo administrador da paróquia, padre  Evaldo Carvalho. À frente, um grupo de 50 acólitos, abria passagem para os fiéis.

> Mais de três mil devotos participam de cortejo

Preservando a tradição, quem resolveu acompanhar a homenagem a Antônio Santo da porta de casa decorou e expôs imagens do protetor nas calçadas e janelas. Algumas ruas até foram ornamentadas com balões nas cores santas, o branco e o amarelo. Noutros trechos, bandeirinhas multicoloridas enfeitavam outros trechos. Até faixas enormes saudavam o “amigo do filho de Deus”, como anunciavam os paroquianos.

maior número de fiéis se concentrou atrás da berlinda do santo, que nos últimos anos trocou o andor de mão em mão pela carroceria de uma caminhonete. O prefeito Clébio Pavone e a primeira-damaIara Lemos, seguiram logo atrás de cúpula da Igreja Católica, demonstrando devoção a Santo Antônio. Os mais fervorosos trajavam hábitos e caminhavam descalços.

O prefeito de Quixeramobim e a primeira-dama acompanharam o cortejo religioso pelas ruas da cidade.

Os atiradores do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro formavam o cordão de proteção da berlinda.

Após duas horas de percurso dom Ângelo Pignoli presidiu a missa solene de Santo Antônio. A imagem ficou ao lado ao altar, diante dos fiéis. Terminado o culto religioso um espetáculo pirotécnico fechou os festejos que se iniciaram no dia 31 de maio. Entretanto, nesta quinta-feira (14), às 19 horas, ocorre o último ato, com o arreamento da bandeira e a subida da imagem ao altar.

Região do Cariri

Em Barbalha, onde é realizada a maior procissão em homenagem a Santo Antônio no Ceará, também padroeiro dessa cidade, mais de 20 mil fiéisparticiparam do momento religioso. O cortejo recebeu o acompanhamento de orquestra, bandas cabaçais e de penitentes, juntos a 32 imagens. A multidão demonstrou a dimensão da fé do povo do lugar no protetor dos humildes.

> Procissão de Santo Antônio reúne 20 mil

Fonte: Diário Sertão Central 

Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/