Desconfiado da qualidade da água  da Cagece Giliarde Silva armazenou em um tambor. Ficou surpreso com o que viu.

“A água está chegando à torneira muito turva. Pagamos pelo serviço e nos fornecem lama”, esse é o diagnóstico feito pelo publicitário Giliarde Silva a qualidade da água fornecida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) fornecida para a sua residência, em Quixadá. O consumidor armazenou o liquido em um tambor, fez um registro fotográfico e divulgou nas redes sociais criticando a Cagece.

Outros consumidores de Quixadá também estão reclamando da qualidade da água fornecida pela Cagece. Um deles, Flávio França, ambientalista, aponta que a Estação de Tratamento de Água (ETA) esta com a licença de operação vencida há anos. Para ele, o baixo nível do Açude Pedras Brancas, de onde é captada a água para abastecer a população da cidade, está interferindo diretamente na qualidade da água.

A professora Micarla Nascimento ficou assustada ao pegar água no balde. Além da cor amarronzada notou um mau cheiro o qual comparou ao de fezes. O problema já vinha sendo notado por ela desde o fim do mês de setembro, mas resolveu se manifestar somente após outros consumidores também notarem o problema em outros pontos de Quixadá, considerado de saúde pública.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato telefônico com a Cagece. As ligações não foram atendidas. Todavia, através das emissoras de rádio da cidade a Companhia anunciou que nesta terça-feira (10) estará realizando serviço de limpeza nos tanques e filtros da ETA. O fornecimento de água na rede será interrompido nesse dia. Outros detalhes não foram informados pela Cagece.