Superintendente adjunto do Detran-CE responde aos questionamentos enviados através do canal de comunicação do jornal com os leitores

Detran-CE ampliou os serviços online já realizados
Legenda: Detran-CE ampliou os serviços online já realizados
Foto: Nah Jereissati

Outros serviços, como a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão definitiva também estão acessíveis virtualmente, conforme disse Pablo Ximenes, superintendente adjunto do Detran-CE. Confira a entrevista completa:

O que acontece com quem está com a carteira vencida? 

Se você tem uma CNH, tanto sendo provisória, quanto definitiva, que venceu depois do dia 19 de fevereiro de 2020, depois da pandemia, não tem nada com o que se preocupar, porque a resolução 185 do Conselho Nacional de Trânsito prorrogou a validade de todas as CNHs do Brasil por tempo indeterminado. Então, está registrado no sistema de todos os Detrans que sua carteira ainda está válida. Quem teve a carteira vencida antes disso está sim em situação de irregularidade e precisa renovar sua habilitação.

Como fazer para renovar a carteira durante a pandemia?

O Detran, agora, iniciou a retomada responsável das atividades, junto com o plano do governo estadual e está oferecendo serviço de renovação da CNH, mas tem que ser feito com bastante critério e muito cuidado. Então, apenas procure esses serviços se você realmente precisa.

Para procurar esses serviços o cidadão tem que primeiro visitar o site do Detran, e fazer seu agendamento do atendimento médico, aquele atendimento que vê seu exame de vista e isso agora está sendo feito nas clínicas credenciadas. Ele escolhe a clínica no próprio site. Depois de realizado o atendimento médico, ele vai visitar o site do Detran para fazer a coleta biométrica, das impressões digitais, da assinatura e da face. E ai a carteira vai ser renovada.

Como posso tirar a taxa de licenciamento do veículo e do documento? 

Quanto ao licenciamento, o Detran tem uma novidade. A partir de julho, todos os Detrans vão ser obrigados a adotar isso, mas o Ceará foi um dos pioneiros. O CRV eletrônico substitui aquela cédula de identificação do veículo por uma impressão, em papel A4, que pode ser impresso dentro de casa, com a mesma validade jurídica do antigo documento do veículo. Então a pessoa pode visitar o site do Detran, quitar o licenciamento e já imprimir o licenciamento dentro de casa, que é uma grande vantagem em tempos de pandemia.

Quando a solicitação da carteira de motorista foi feita, mas ainda não chegou pelos Correios, que procedimento deve ser tomado? 

Se você teve a sua carteira renovada ou solicitou sua segunda via e ela ainda não chegou pelos Correios, nós também estamos oferecendo uma outra novidade tecnológica: a CNH digital. Você pode colocar a sua carteira de motorista dentro do seu celular com a mesma validade jurídica, sendo necessário apenas instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” que você encontra na App Store, da Apple, ou na Google Play. Não precisa nem esperar a CNH chegar pelo correio.

No caso de pagamento errado de alguma taxa do Detran, como é possível dar baixa no processo? É possível fazer isso pela internet?

Se você pagou uma taxa que não devia, uma taxa errada, e quer receber o ressarcimento, nós também já estamos oferecendo a devolução de taxa via internet, completamente online. Então você, de novo, visita o site do Detran, e lá segue as instruções da central de serviço e consegue receber a devolução da sua taxa. Você abre um processo, vai ser examinado pela equipe, e depois você recebe isso sem precisar se deslocar ao órgão.

Como estão funcionando os serviços de validação da CNH e a comprovação dos casos de pessoas com dificuldade de locomoção. Como faz para marcar e garantir os descontos fornecidos pela lei?

Por enquanto, nós estamos tendo muito cuidado com o atendimento das pessoas idosas, pessoas que têm alguma participação do grupo de risco. Então, se for uma coisa extremamente urgente, eu peço que a pessoa entre em contato com nossos canais de atendimentos digitais e no call center para a gente ver a situação dele em particular. Agora, lembrando para as pessoas que vão fazer a renovação da sua CNH, apenas se for estritamente necessário. Nós estamos, agora, começando a entrar de volta na atividade, para tentar ver se nós conseguimos. Quanto menos aglomeração, quanto menos gente, melhor para todo mundo.

O Detran já voltou a atender presencialmente?

O Detran só está atendendo renovação com agendamento, então não adianta nada você ir ao Detran se você não for no site do Detran e fazer primeiro seu agendamento. A gente só vai atender a pessoa que agendarem.

Serviço

Para mais informações, é possível acessar o site do Detran ou entrar em contato pelo TeleAtendimento, que segue funcionando, de segunda à sexta-feira, das 07 às 19h e, aos sábados, das 08 às 13h, no telefone (85) 3195.2300.

Fonte: Diário do Nordeste

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber