Um taxista e um comparsa foram presos sob suspeita de integrar um grupo criminoso envolvido em roubos de veículos em Fortaleza, nessa sexta-feira (15). Com eles, foram apreendidas drogas, munições e bens pertencentes às vítimas. A desarticulação de parte do bando foi realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), após um trabalho desencadeado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Em coletiva de imprensa, realizada hoje (18), o titular da especializada, Diego Barreto, afirmou que os suspeitos são investigados por vários assaltos cometidos nos bairros Aldeota, Meireles e adjacências, que compreendem as Áreas Integrada de Segurança 1 e 10 (AIS 01 e 10).
Na mais recente atividade criminosa do bando, noticiada a Polícia Civil, os suspeitos haviam tomado um veículo Toyota Etios, de cor prata, no bairro Dionísio Torres (AIS 10). Na ocasião, a vítima, uma idosa de 77 anos, foi agredida fisicamente por um dos suspeitos e teve seu carro e diversos objetos tomados durante a ação criminosa. A partir das informações colhidas no local, os policiais civis iniciaram as diligências e identificaram onde residiam dois envolvidos no crime.
Luiz Felipe Anselmo Maciel (18) – que respondeu por roubo quando adolescente – foi o primeiro a ser encontrado, em uma residência no bairro Papicu (AIS 10), na “Comunidade dos Trilhos”. Seguindo até o local, mais especificamente na Rua Marechal Rondon, os profissionais de segurança capturaram Felipe, que confessou a participação no assalto. Inclusive, a agressão contra a vítima idosa foi cometida por ele.
Na mesma região, a DRFVC encontrou outro suspeito, o taxista Mateus Moura de Morais (29) – com passagem pela Polícia por lesão corporal dolosa. “O grupo saía de forma aleatória por estes bairros e abordava a vítima sempre com o apoio de um táxi. Esse veículo era conduzido por Mateus, que era credenciado para trabalhar na função e vinha tentando a permissão para se tornar um prestador de serviços, em uma empresa multinacional voltada para a área do transporte privado urbano”, destacou o delegado Barreto.
Os policiais foram à casa de um terceiro envolvido, também situada na “Comunidade dos Trilhos”, mas o suspeito não se encontrava no local. No total, foram apreendidas 82 gramas de maconha, 8,5 gramas de crack, uma balança de precisão e aparelhos celulares. Joias tomadas durante assaltos também foram encontradas nas residências dos envolvidos. A dupla foi encaminhada para a DRFVC, onde foi autuada em flagrante por roubo e associação criminosa. Luiz Felipe foi indiciado ainda por tráfico de drogas.
Denúncia
 

A Polícia Civil agora mantém os trabalhos visando prender outros dois partícipes, que se encontram foragidos. Um deles já foi identificado e se trata de Marcelo Ferreira Barros (27). Caso você reconheça o homem na foto, as denúncias podem ser feitas por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no número 181; ou para a DRFVC, no telefone (85) 3101.2489. O sigilo é garantido.