Ocorreu uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, tendo à frente a Associação Luz e Vida, conscientizando a população para a prevenção do câncer de mama em Quixeramobim, o Combate ao Câncer em parceria com os enfermeiros realizam nesta terça-feira (10) a Caminhada Outubro Rosa.

A concentração para o início da caminhada ocorreu na praça da estação e percorreu todo o centro da cidade até a Via Paisagística.

Será o início das atividades que serão realizadas internacionalmente neste mês. O objetivo da caminhada é de estimular as mulheres a realizarem os exames periodicamente visando a detecção precoce, num estímulo de autocuidado e à valorização da vida.

Veja o vídeo: Rômulo Filho Secretário de saúde de Quixeramobim.

Também houve protesto dos enfermeiros de Quixeramobim. 

 

No evento esteve presente o secretário de saúde Rômulo Filho. Os enfermeiros não participaram vestidos de rosa, eles preferiram sair de preto em uma forma de protesto pois os mesmos estão sendo impedidos de solicitar realizar pequenos exames pelo Conselho Federal de Medicina, como o teste de glicemia, teste do pezinho entre outros.

Segundo o enfermeiro Cedric Fernandes isso tem um impacto muito grande na saúde pública como um todo pois dificulta o suporte à população, ele pede ainda a compreensão para o fato de que as equipes de enfermagem não estão se negando a realizar tais procedimentos, e sim estão sendo impedidos por uma liminar do Conselho Federal de Medicina.

Veja o vídeo: Cedric Fernandes Coordenador Atenção Primária em Saúde de Quixeramobim.