Um bebê de apenas um mês e 16 dias, com cardiopatia congênita, foi transportada, nessa sexta-feira (22), por profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O trajeto entre um hospital localizado no Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), até Fortaleza, no Hospital do Coração de Messejana, durou cerca de duas horas de voo. O acionamento da aeronave se deu a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com sede no Cariri.

De acordo com os médicos que atenderam a ocorrência, o quadro da bebê evoluiu para uma descompensação cardíaca, sendo necessária a internação imediata. Após o acionamento, a aeronave Fênix 07 deixou a base em Juazeiro do Norte e foi até o ponto indicado, no Crato. De lá, a paciente foi levada de ambulância ao helicóptero, que seguiu voo até Fortaleza.

Durante todo o trajeto, que durou cerca de duas horas, a menina recebeu medicação e todo o suporte necessário. Já na Capital, uma ambulância do Samu a aguardava. Ela foi encaminhada para o Hospital do Coração, onde se encontra estável.

Se o mesmo trajeto fosse feito utilizando as rodovias que ligam as duas cidades, um veículo particular percorreria cerca de 500 quilômetros e gastaria mais de sete horas para chegar ao destino final. Sem falar do trânsito em algumas partes do caminho, o que prejudicaria o tempo final percorrido.

Transportes aeromédicos

As Fênix 06 e 07 são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. Somente neste ano, 46 transportes aeromédicos já foram realizados pela Ciopaer.

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber