Se trata de um superbólido, um meteoro ‘superluminoso’, que brilha mais que a Lua cheia

esta é uma imagem de um meteoro
Legenda: Superbólido é registrado no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Youtube
Um meteoro luminoso de grandes proporções foi registrado na madrugada desta quinta-feira (1°) em Caixias do Sul, no Rio Grande do Sul. A queda ocorreu na cidade gaúcha por volta de 1h09, onde foi visualizado pelo Observatório Espacial Heller & Jung.

O fenômeno é denominado de super bólido, isto é, um meteoro extremamente luminoso que brilha mais intensamente que a Lua cheia. A luz emitida por ele foi tão intensa que em algumas localidades a noite “virou dia” por alguns instantes, segundo Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Ainda conforme o órgão, moradores relataram que os postes de iluminação pública desligaram. O meteoro foi o maior já registrado no Estado, desde que o observatório começou a atuar em 2016.

O tamanho do bólito e a sua velocidade ainda vão ser analisados pelo observatório. Em 2020, a Heller & Jung já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na área de cobertura do observatório.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região não identificaram nenhuma ocorrência em relação a danos ou prejuízos. De acordo com o órgão, os meteoros diminuem consideravelmente de tamanho quando entram em contato com a Terra, mas que dependendo da proporção pode causar tremores ou prejuízos.

VEJA O VÍDEO

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber