Estrutura do ginásio poliesportivo de Banabuiú desabou com a força do vento. Foto VC Repórter 

Uma forte ventania derrubou parte do telhado do ginásio poliesportivo João Claudino, no Centro de Banabuiú. Conforme informações de populares o acidente natural ocorreu na tarde deste sábado (9). No momento do desabamento da estrutura metálica um grupo de jovens praticava atividades esportivas no local, mas ninguém ficou ferido.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato telefônico com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para saber informações sobre a intensidade da ventania e qual fenômeno provocou o desabamento do telhado, todavia, até a publicação desta edição as ligações não haviam sido atendidas.

Internautas postaram nas redes sociais os estragos causados pelo vento no telhado do ginásio poliesportivo.

Entretanto, no fim de julho o órgão oficial do governo do Ceará, havia divulgado o início da temporada dos ventos fortes no Estado, com auge nos meses de agosto e setembro, sendo mais notada no litoral. Neste segundo semestre as rajadas de vento podem chegar a até 60Km/h.

Ainda de acordo com a Funceme, alguns fatores influenciam na elevação da intensidade dos ventos. O primeiro, e mais importante é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil, e o segundo é a redução na nebulosidade.

Antes do desabamento o ginásio poliesportivo municipal era muito utilizado pela população