Cariri seguirá com condições mais favoráveis às chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará deverá permanecer com cenário favorável a chuvas em todas as macrorregiões, porém, com tendência de redução na área de abrangência até o próximo sábado (17).

De acordo com análise das condições de tempo atuais e ainda resultados de modelos numéricos de previsão, o dia com maiores acumulados deverá ser esta quinta-feira (15), já que há o Cariri, a região Jaguaribana e a Ibiapaba apresentam condições para eventos de chuva, isto é, com registros em mais de 50% de suas respectivas áreas. Nas demais, as precipitações deverão ser mais pontuais e pouco expressivas.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta sexta (16), todas as macrorregiões deverão ficar sob previsão de chuvas isoladas, exceto a faixa litorânea, onde os acumulados deverão ser bem restritos.
Confeira quantos milimetros de chuva em Quixeramobim

Assentamento Novo Canaã (Quixeramobim) 28.0 mm

Encantado (Quixeramobim) 19.0 mm

Paus Brancos (Quixeramobim) 10.0 mm

Acude Pirabibu (Quixeramobim) 10.0 mm

Radar Quixeramobim (Quixeramobim) 9.4 mm

Quixeramobim (Quixeramobim) 6.0 mm

Por fim, para o próximo sábado, a Funceme indica, neste momento, expectativa de acumulados pouco abrangentes em todas as regiões, ficando sob condições para registros em apenas de 5 a 20% dos territórios de cada uma delas. Porém, até lá, as condições seguirão sendo acompanhadas e, caso venham a mudar, uma nova previsão será informada.

O atual cenário se dá pela pouca influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que, apesar de apresentar uma segunda faixa de nebulosidade sobre o norte do oceano Atlântico, encontra-se mais afastada. As precipitações esperadas para o centro-sul se dão pela possibilidade de formação de áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste.

Balanço

No intervalo entre as 7h de quarta-feira (14) e as 7h de hoje, o Ceará apresentou chuvas em 91 municípios. O balanço parcial indicado pela Funceme mostra que os principais acumulados foram registrados mais ao sul do Estado, em conformidade com a previsão apontada anteriormente. São eles:

-Icó (Posto: Cascudo) : 90.0 mm

-Iguatu (Posto: Iguatu) : 86.0 mm

-Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 77.0 mm

-Várzea Alegre (Posto: Boa Vista) : 71.0 mm

-Umari (Posto: Sitio Canto) : 63.8 mm

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia, porém, reforça-se que são sempre referentes ao intervalo de 24 horas mais recente. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber