Com o retorno do ciclo anual de estiagem os produtores de leite se preocupam com o cuidado dos rebanhos

As chuva da quadra invernal deste ano aliviaram, e muito, o trato com o rebanho leiteiro de Quixeramobim, considerado o maior do Ceará, com produção de mais de 110 mil litros por dia. Além do pasto, os pequenos açudes acumularam bom volume de água. Todavia, até a chegada do próximo ciclo chuvoso no Nordeste brasileiro o quadro volta a ser de estiagem. Nesse período os animais precisam de mais cuidados, reconhecem os produtores.

Focada na assistência ao produtor rural na passagem da seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SDA) de Quixeramobim pretende realizar o I Wokshop sobre manejo em vaca seca e período de transição. O evento está programado para a próxima quarta-feira (25), a partir das 8h no Hotel Veredas do Sertão, nesta cidade do Sertão Central.

Segundo a programação divulgada pela SDA de Quixeramobim, o gerente nacional de gado de leite da DSM Tortuga, Rodrigo Costa, apresentará o tema Período de transição. Em Seguida, o vendedor técnico da Ceva, Rafael Queiroz abordará abordará os Impactos da secagem no período de transição de vacas leiteiras. O encerramento ocorre com um milk-break. A Tortuga e a Ceva são parceiras do Workshop, ressalta o titular da SDA, Kolowyskys Dantas.

I Wokshop sobre manejo em vaca seca e período de transição
Dia 25 de julho – A partir das 8h
Hotel Veredas do Sertão – Quixeramobim

Fonte: Diário Sertão Central 

Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/