1
Clique para ampliar

Iguatu. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre as 7h de terça-feira e 7h de ontem, chuvas em 83 municípios. As três maiores foram em Barreira (71mm), Reriutaba (60mm) e Iguatu (42mm). Para hoje, a Funceme prevê chuvas isoladas no Centro-Norte do Estado. Houve afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nas últimas 48h, reduzindo a intensidade de chuvas, mas até o início do Carnaval deve se reaproximar, provocando novas precipitações mais intensas. Para sexta-feira, existe possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.

O sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) não está influenciando porque permanece distante do Ceará. “Nos últimos dois dias diminuiu a quantidade de nuvens sobre o Estado em razão do afastamento da ZCIT”, observou o meteorologista Raul Fritz.

Na cidade de Iguatu, a chuva veio rápida, pela manhã, por volta das 7h, provocando pontos de alagamento em ruas do Centro. A água entrou em algumas lojas na Rua Virgílio Correia e em casas na Rua Deocleciano Bezerra. Foram registrados 40mm em menos de uma hora.

Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,20 bilhão m³ (6,45%). No decorrer deste ano, já foi registrado um aporte total de 110,32 milhões de m³. No dia 22 de fevereiro, o aporte foi 4,2 milhões m³, incluindo 49 açudes. Os que tiveram maior recarga foram: Castanhão, em Alto Santo (950.854m³), Tucunduba, em Senador Sá (680.649m³) e Itaúna, em Granja 454.967m³). Há 134 açudes com volume inferior a 30%. Com informações Diário do Nordeste