O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/3º BBM), sediada em Tauá, foi acionada nesta quinta-feira (9) para debelar um incêndio em vegetação no distrito de Cachoeira de Fora, na cidade de Arneiroz, distante a 40 Km do município Tauá – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22).

O combate ao fogo em vegetação é uma das inúmeras áreas de atuação do CBMCE, na última quinta-feira (9), a 3ª Cia/3º BBM foi acionada por meio do número 193 para uma ocorrência na cidade de Arneiroz, próximo a sede da unidade, localizada no município de Tauá. Chegando ao local, por se tratar de uma área onde a viatura não conseguiria se aproximar, os militares usaram bombas costais e abafadores para alcançar o foco das chamas. A guarnição Auto Bomba Tanque (ABT) 49, utilizou aproximadamente 500 litros de água para debelar o fogo. O incêndio atingiu cerca de seis hectares. De acordo com os bombeiros que participaram da ação, o incêndio possivelmente foi acidental, não havendo vítimas.

O chefe da operação, sargento Da Silva, alerta que não se deve atear fogo em nenhum terreno, tendo em vista que as elevadas temperaturas, a baixa umidade e a ação dos ventos facilita o descontrole das chamas, podendo gerar possíveis incêndios, colocando assim, em risco a vida de pessoas e de animais. Além disso, a prática é crime ambiental previsto no artigo 54, lei 9.605/1998.

Leia mais:

O Estado do Ceará localiza-se no semiárido brasileiro e tem baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre do ano, por isso é mais propício às queimadas na vegetação. “O incêndio florestal é todo fogo sem controle, que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural. As queimadas são uma grande questão ambiental e evitá-las é essencial para que o meio ambiente seja preservado”, ressalta o tenente coronel Marcos Gomes, atual comandante da 3ªCia/3ºBBM – Quartel de Tauá.

Dicas de prevenção

Recentemente, durante a 56º Semana de Prevenção do CBMCE, foi realizada uma live explicando as principais causas e as formas de evitar esse tipo de incêndio. Sobre o tema, sugerimos algumas atitudes para que essas queimadas não ocorram ou mesmo se propaguem:

– Nunca jogar resto de cigarro ainda aceso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

– Evitar jogar lixo pela janela do carro. Isso é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

– Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um incêndio florestal;

– Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso, não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

– Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Alerta

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% são causados por incendiários, ou seja, por alguém que tem a intenção de queimar. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.

Página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber