O 1º fim de semana no mês de março deverá apresentar condições favoráveis às chuvas, principalmente, no centro-norte. O cenário previsto se dá pela formação de áreas de instabilidade associadas à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Segundo análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (5), os maiores acumulados previstos deverão se concentrar nas macrorregiões do noroeste (Ibiapaba e Litoral Norte), no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais, as precipitações são esperadas em pontos isolados, bem como de intensidade variando entre fraca e moderada até o próximo domingo (7).

Na porção mais próxima ao litoral do Estado, as chuvas deverão ocorrer, principalmente, no período da madrugada e manhã, e, além da ZCIT, poderão sofrer influência de sistemas locais como a brisa terrestre, que é uma corrente formada por ventos noturnos que sopram do continente em direção ao oceano. Na Ibiapaba e Litoral Norte, os principais acumulados são esperados para tarde e noite.

Tanto no sábado como no domingo, os meteorologistas realizarão novas análises e, caso seja necessário, indicarão possíveis mudanças nas condições de tempo. Para saber, basta acessar o site funceme.br ou baixar o aplicativo Funceme Tempo.

Balanço

No intervalo entre as 7h de quinta (4) e as 7h de hoje, a Funceme já recebeu informações de precipitações em, pelo menos, 116 municípios. Os principais foram em:

-Caucaia (Posto: Sítios Novos) : 62, mm

-Morada Nova (Posto Aruaru) : 56,  mm

-Massapê (Posto Tangente) : 54,4 mm

-Senador Sá (Posto Salão) : 50,0 mm

Chuva em Morada Nova

Sertão Central 

Radar Quixeramobim (Quixeramobim) : 22.2 mm

Quixeramobim (Quixeramobim) : 15.0 mm

Açude Pirabibu (Quixeramobim) : 15.0 mm

Encantado (Quixeramobim) : 8.5 mm

Manituba (Quixeramobim) : 7.0 mm

Passagem – Fogareiro (Quixeramobim) : 6.0 mm

Chuva em Quixeramobim

Os dados são preliminares e deverão sofrer alterações ao longo do dia tanto na quantidade de municípios com chuva como no ranking das maiores, porém, sempre referentes ao período entre ontem e hoje. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber