Cogerh debate situação hídrica de Quixeramobim

A Câmara Municipal de Quixeramobim convidou a Companhia para apresentar as ações que vem sendo feitas para o abastecimento do município

A situação do abastecimento da sede de Quixeramobim foi debatido pela Câmara Municipal de Quixeramobim, no dia 1 de fevereiro, com o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Quixeramobim, Paulo Ferreira.

Na oportunidade, o gerente expôs a situação hídrica da bacia do Banabuiú, com ênfase no município. Destacou o volume atual da bacia (1,63%) que exige que toda a população pratique de forma intensa o uso racional da água. “A Câmara Municipal pode desempenhar um papel fundamental no processo de mobilização da sociedade, fazendo com que o debate chegue em todo o município, assim como a prática consciente dos recursos hídricos”, destacou Paulo Ferreira.

Os cenários de esvaziamento do açude Pedras Branca também foram apresentados. Mesmo que, em 2017, não haja recarga no reservatório, este consegue abastecer o município de Quixeramobim até o início do segundo semestre de 2018. O gerente ainda salientou a situação climática e apresentou o balanço das ações que o Governo do Estado vem desempenhando no município nos últimos anos, como a perfuração de mais de 120 poços (Prefeitura e Estado), na sede. A ação teve a coordenação da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), já a Cogerh realizou os estudos geofísicos e a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou e instalou os chafarizes. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez a instalação na rede e operacionalização do sistema.

Por sua vez, Paulo Ferreira destacou a instalação da Adutora de Montagem Rápida (AMR), de 60,1 km, que faz a transposição das águas do açude Pedras Branca para a sede de Quixeramobim. A obra é financiada com recursos do Governo Federal, repassados por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, e a elaboração do projeto foi feito com auxílio de técnicos da Cogerh, sendo a execução da obra acompanhada pela SRH/SOHIDRA.

Após as intervenções dos vereadores, o presidente da Casa, vereador François Saldanha, agradeceu a contribuição da Companhia no debate e destacou que “a Cogerh tem sido uma importante parceira do município e tem executado ações importantíssimas que garantem que a água chegue na casa de cada família de Quixeramobim”.

 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh