Cometa verde iluminará o céu neste 1º de abrilTuttle-Giacobini-Kresak será o 1º a passar tão perto da Terra

Cometa tem coloração especial porque contém moléculas de carbono que produzem este efeito quando são iluminadas pelo Sol / Reprodução/NasaCometa tem coloração especial porque contém moléculas de carbono que produzem este efeito quando são iluminadas pelo Sol Reprodução/Nasa

Neste sábado, 1º de abril, o céu de boa parte do planeta ficará esverdeado por causa de um cometa que passara próximo da Terra. O corpo celeste será o primeiro a passar a uma distância de 21 milhões de quilômetros do nosso planeta, cerca de 53 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O cometa batizado de 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak deve ser observado primeiro no Hemisfério Norte, onde começará a ser visível ainda na madrugada deste sábado.

Depois de passar próximo a Terra, o corpo celeste continuará a sua aproximação ao Sol.

“O cometa tem uma cor verde brilhante, quase fluorescente, porque contém moléculas de carbono que produzem este efeito quando são iluminadas pelo Sol no vazio do espaço”, observou o astrofísico italiano Gianluca Masi, responsável pelo Virtual Telescope Project.

Como observar

Masi explica que para ver melhor o cometa é bom usar binóculos ou um telescópio, mesmo que ele seja visível a olho nu.

“O cometa tem uma luminosidade de magnitude 6, ou seja, bem no limite da visibilidade a olho nu. Para quem tem uma boa visão ele pode ser visto, de qualquer forma, basta um pequeno binóculos com uma lente de 50 milímetros para isso”, disse o italiano.