O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado, nesse domingo (15), para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação próximo a Chesf, no Bairro Castelão, em Fortaleza. O acionamento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) ocorreu por volta das 11 horas, quando uma guarnição da 4ªCia/1ºBBM, sediada no quartel do José Walter, se deslocou ao local. O incêndio levou mais de seis horas para ser debelado pela equipe bombeirística, que utilizou abafadores e bomba costal. Evitando, assim, prejuízo à rede elétrica, bem como desconforto para a população residente na região.

A guarnição foi composta pelo segundo-tenente Marcos, primeiro-sargento Marcelo, cabo Góis, cabo Mendonça e cabo Daniel, condutor e operador de viatura (COV). Após debelar o incêndio, equipe realizou o rescaldo. Em 2019, de janeiro a agosto, foram atendidas 1.798 ocorrências com de incêndio em vegetação. Em todo o ano de 2018, esse número foi 8.687. “O rescaldo é o conjunto das operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, destacou o segundo-tenente Marcos, comandante de socorro que atendeu esta ocorrência.

Incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, se torna mais propício às queimadas na vegetação. “Os incêndios florestais é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, ressalta o 1º Tenente Loreto, especialista em combate e prevenção de incêndio florestal do CBMCE. As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o Corpo de Bombeiros sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Evite jogar lixo pela janela do carro. Essa atitude é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca, ou a faça bem perto de um rio. É importante observar o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um incêndio;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/