Quando os bebês adquirem firmeza e coordenação motora para segurar objetos, a primeira coisa que fazem é levá-los à boca. Dessa forma, eles aprendem a diferenciar texturas e os sabores dos alimentos. Logo depois, vem a fase da introdução alimentar. Nessa etapa, são necessários muitos cuidados por parte de pais ou tutores, principalmente, quando a criança ingerir pequenos alimentos. Com o objetivo de orientar a população, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) dá dicas de como agir em caso de engasgo com os pequenos.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma o “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura formada por tecido cartilaginoso, que fica atrás da língua. Ela funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada de ar até os pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.

O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a criança à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por algum tempo, causando riscos à saúde. Por isso, a ação rápida é essencial para evitar possíveis complicações.

Saiba como agir 

Para iniciar a tentativa de desengasgo, posicione-se por trás e enlace a criança com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Faça movimentos de compressão para dentro e para cima – como uma letra J – até que a criança elimine o corpo estranho. Essa é a Manobra de Heimlich, técnica eficaz e segura em casos de engasgo nos pequenos.

Engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima de um dos braços e faça cinco compressões entre o meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, parte do corpo que divide o peitoral da criança. Tente visualizar o corpo estranho para retirá-lo da boca delicadamente. Caso não conseguir, repita as compressões quantas vezes por possível, até chegar a uma unidade hospitalar de emergência.

Essas dicas são válidas se a criança estiver consciente. Quando a vítima está inconsciente, é necessário levá-la imediatamente ao hospital mais próximo. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Importante saber

Apenas médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar situações de engasgo, indicar tratamentos e receitar medicamentos. As informações disponíveis compartilhadas nessa matéria possuem apenas caráter educativo.

Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros do Ceará orienta como a população deve lidar nessas situações. Saber como agir num momento de engasgo pode salvar a vida de uma criança. O Corpo de Bombeiros do Ceará segue a cartilha sobre cuidados de engasgo de bebês, conteúdo criado por enfermeiras brasileiras. A publicação da Universidade de São Paulo (USP) é destinada a todas as pessoas que tenham contato com crianças de até um ano para que saibam como proceder em situações de engasgo.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber