Os secretários titular e adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa e Alexandre Ávila, respectivamente, receberam na tarde desta terça-feira (31) uma comitiva integrada por representantes do município de Boa Viagem, no intuito de discutir ações de segurança para a cidade do interior do Ceará.  A reunião faz parte dos diálogos mantidos pela pasta, que busca desenvolver medidas em conjunto com as prefeituras municipais.

Como em outras reuniões já ocorridas anteriormente, o gestor da SSPDS ouviu as principais demandas pertinentes a segurança pública da localidade, bem como discorreu sobre as ações vigentes e todas que serão implementadas na região. Uma delas, que já ocorre desde semana passada, é o patrulhamento ostensivo de composições do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Além disso, a partir deste mês de novembro, equipes especializadas do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), das sedes de Canindé e Crateús, realizarão saturações no município, proporcionando o aumento do efetivo policial, e consequentemente, mais segurança aos cidadãos boa-viagense.

Outra ação debatida para fortalecer a presença das forças de segurança na cidade foi a probabilidade da SSPDS firmar convênio junto a Prefeitura Municipal, possibilitando que policiais militares possam trabalhar durante suas folgas, graças à Indenização por Reforço ao Serviço Operacional (Irso). No dia 19 de junho, Sobral se tornou o primeiro município cearense a assinar o convênio, que vem sendo articulado com outras cidades do Estado. “A gente espera que a Prefeitura de Boa Viagem tenha a sensibilidade e participe diretamente da Segurança Pública, por meio deste convênio, que não se restringe apenas ao efetivo da Polícia Militar. A Polícia Civil também pode ser contemplada com a assinatura de uma futura parceria”, destacou André Costa.

Ainda sobre a participação dos poderes municipais, os vereadores ressaltaram que existe uma dificuldade da população em ter acesso aos canais existentes para o registro de Boletins de Ocorrência (BO). Uma alternativa sugerida pelos gestores da pasta foi a criação de um posto, na Câmara Municipal ou na própria Prefeitura, onde um servidor ficará incumbido de registrar estes os BOs, para aqueles que não tiverem acesso a Delegacia Eletrônica, ou que não puderem se deslocar até uma unidade da Polícia Civil. “Precisamos dos registros de BOs para justificar as manutenções de efetivos. Por intermédio destes números, programaremos operações policiais, bem como aumentaremos a quantidade de abordagens nas ruas.”, disse.

Denúncias

Um dos canais de denúncias que tem auxiliado nos trabalhos policiais e tem sido uma importante ferramenta para a realização de operações em todo o Estado, é o Disque Denúncia da SSPDS, por meio do número 181. André Costa ressaltou, junto aos representantes de Boa Viagem, a importância de incentivar os cidadãos a repassarem as práticas delituosas que tem conhecimento.

Como fazer a denúncia pelo 181

Todas as informações repassadas ao Disque Denúncia são analisadas exclusivamente pela Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido