Os investimentos do Governo do Ceará na segurança pública do Estado têm refletido diretamente no aumento de policiais nas ruas e em uma melhor redistribuição das Forças de Segurança pelo território cearense. Prosseguindo com o compromisso de ampliar a tropa da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), o governador Camilo Santana anunciou, no início desta tarde (03), o ingresso de cerca de 1.400 novos policiais militares na corporação. Os profissionais fazem parte da primeira turma de aprovados do último concurso da PMCE, realizado em 2016, que concluíram o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A formatura está prevista para ocorrer no próximo dia 20 de outubro. Para reforçar o trabalho policial em Fortaleza, o governador também comunicou a ampliação do efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na Capital.

O anuncio foi feito pelo governador durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Os cerca de 1,4 mil soldados se juntarão aos quase 16 mil policiais militares cearenses que atuam dia a dia em prol da segurança dos cidadãos, representando um aumento de mais de 8% no efetivo. Os candidatos foram capacitados em diversas áreas de conhecimento na Aesp/CE, com matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ), em uma carga horária de 1.020 horas/aula, de abril a agosto deste ano. Entre os temas abordados durante as aulas estão Sociedade, Ética e Cidadania; Tiro Policial Defensivo; Direitos Humanos; Polícia Comunitária; Gestão de Conflitos e Eventos Críticos; Defesa Pessoal; Técnica Policial militar; Atendimento em Emergências Médicas e Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar, entre outros. Ao todo, 1.360 alunos concluíram o curso de formação da Aesp com êxito.

Outros 1,4 mil alunos, referente à segunda turma de aprovados no certame, seguem em formação na Aesp. Recentemente a terceira turma também foi chamada, de forma antecipada, para dar início aos primeiros procedimentos, conforme previsto no edital do concurso. Ao término dos processos, o número total previsto de 4,2 mil novos PMs, corresponderá a um crescimento de 26,5% da quantidade de policiais militares a serviço dos cearenses.

Ampliação do BPRaio na Capital

“Eu vou duplicar as equipes atuais do Raio”, destacou Camilo Santana ainda durante o bate-papo sobre a ampliação do BPRaio em Fortaleza. Na fase inicial do projeto, serão acrescidos 104 policiais atuando em 56 motocicletas e duas viaturas, com foco nos bairros Messejana, Vila Velha e Parangaba, respectivamente nas Áreas Integradas de Segurança 3, 8 e 5 (AISs 3, 8 e 5) da Capital cearense. O reforço da atuação do batalhão especializado vai ocorrer de forma gradativa, a partir do dia 28 de outubro. “Nós vamos iniciar com mais 14 novas equipes (…). Toda a implantação do Raio nesse mês de outubro será dedicada a Fortaleza”, enfatiza o governador do Estado. Atualmente, a cidade conta com o trabalho de 403 militares do BPRaio. Ao término da ampliação, o número de equipes será duplicado.

O crescimento do território de atuação do Batalhão Raio foi iniciado no ano de 2015 e segue em continuidade. O policiamento especializado foi interiorizado, estendido para todas as macrorregiões do Ceará, chegou a duas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú e Caucaia) e segue com foco no alcance dos municípios com mais de 50 mil habitantes. O reforço do grupamento, que é considerado o maior do Brasil, é um compromisso de governo que vem sendo cumprido.