Paralisação da Operação Carro-Pipa Federal, programada para segunda-feira afetará 1 milhão de cearenses. 

Os carros-pipa em atividade no Ceará, que estão atendendo o programa emergencial Operação Carro-Pipa do Governo Federal, coordenado no Estado pelo Exército Brasileiro, pretendem paralisar as rotasde atendimento às comunidades de todos os municípios cearenses na próxima segunda-feira (6). A divulgação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Aragão.

Ainda de acordo com o representante do Sinpece, mais de dois mil pipeiros de todo o Estado vão aderir à paralisação, em protesto ao atraso no pagamento dos serviços emergenciais de transporte de água potável, redução nos valores do quilômetro rodado e também problemas no sistema de monitoramento veicular utilizado para rastrear os carros-pipa, conhecido como GRipa.

Pelos cálculos do Sinpece mais de um milhão de cearenses serão afetados pela paralisação dos carros-pipa.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato telefônico com a coordenação da Operação Carro-Pipa no Ceará, realizada com recursos do Ministério da Integração Nacional, todavia, até a publicação desta edição as ligações não haviam sido atendidas. A contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros é uma atribuição do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército Brasileiro.

 Operação Carro-Pipa

Conforme o Ministério da Integração, atualmente a Operação Carro-Pipa Federal está atendendo cerca de quatro milhões de pessoas no Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Em maio deste ano o Governo Federal havia liberado R$ 192 milhões para o programa. A estimativa de investimento este ano na ação emergencial é de mais de R$ 1 bilhão.