Durante as investigações, foram presos vice-prefeito de Serrita, interior pernambucano e três policiais militares. Um policial federal foi afastado das funções.

Legenda: Todo o capital da comercialização era utilizado pelos criminosos para a compra de veículos e de outros produtos que configuram lavagem de dinheiro
Foto: Polícia Federal

As medidas, segundo a Polícia Federal, são cumpridas nos endereços dos acusados, localizadas em SerritaSão José do BelmonteIgarassuJuazeiro do Norte e Jardim. Ainda segundo a polícia, as investigações apontam que a organização criminosa, envolve agentes públicos e particulares, financiadores, refinadores de minério e receptadores.

A Polícia Federal afirmou que a atividade da organização criminosa investigada consistia na extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados na Zona Rural de Verdejante, interior de Pernambuco com o beneficiamento, que era realizado no município de Serrita, e, por fim, a comercialização do ouro.

Lavagem de dinheiro

Os valores oriundos da venda eram colocados em circulação, com aparência de legalidade, através da aquisição de veículos e outros produtos, que configuram lavagem de dinheiro. Também se constatou que alguns pagamentos pelos serviços realizados em favor do garimpo eram feitos através de verbas da Prefeitura Municipal de Serrita.

A operação contou com a participação de 57 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais), lavagem de capitais) e organização criminosa. As penas podem chegar até a 20 ano de reclusão, além de multa.

Frígia faz menção a terra do Rei Midas da mitologia grega. Tudo o que ele tocava virava ouro.

Legenda: Extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados na Zona Rural de Verdejante
Foto: Polícia Federal


Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber