A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) mobilizou cerca de 150 policiais civis, nesta terça-feira (28), para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva relativos à Operação Sharing. O objetivo da ofensiva policial é desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em diversos bairros da Capital. Ao todo, 15 pessoas foram presas pelas equipes policiais. A operação é fruto de informações compartilhadas entre a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os detalhes da ação policial foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, na sede da DCTD, no bairro de Fátima.

Nas primeiras horas do dia, os policiais civis capturaram 15 pessoas com mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. Um dos alvos presos hoje foi flagrado com 12 comprimidos de ecstasy, no bairro Coaçu (AIS 3). Isaac Gomes Viana (28), com antecedentes criminais por tráfico e associação para o tráfico de drogas, foi preso em flagrante na Comunidade Pôr do Sol, com os comprimidos de droga sintética, um automóvel, celulares e uma quantia em dinheiro. O auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas em desfavor dele foi lavrado na sede da DCTD.

Os alvos presos suspeitos de pertencerem à organização criminosa são: Francisco Alderi Alves Rodrigues (49), com passagens por atentado violento ao pudor, favorecimento pessoal e associação criminosa; Pedro Victor Bras Veras (24), com antecedentes por tráfico de drogas; Maxsuelmo Almeida Mota (25), com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, resistência, desobediência, desacato e corrupção de menores; Bruno Araujo de Oliveira (22), com uma passagem por crime de trânsito; Rayan de Jesus Oliveira da Silva (19), com passagem por tráfico de drogas; Francisco Wellington Sousa (25), com passagens por receptação, uso de documento falso e desobediência; Cicero Gonçalves Marinho (40), com antecedente por lesão corporal.

Outros sete alvos, que não tinham nenhuma passagem pela Polícia, também foram capturados durante a operação de hoje. São eles: Manoel Wlaubeson Pereira Barros (20), Marlio dos Santos da Silva (40), Francisco Matheus Juvenal (21), Rosiane Cunha de Sousa (40), Germania Saraiva Lemos (33), Erica Karine da Silva Feitosa (19) e Renato de Lacerda Vital (35).

Investigação

A Operação Sharing, termo derivado do inglês que significa “compartilhamento”, é resultado da troca de informações entre as inteligências da DCTD e o DHPP. As apurações foram aprofundadas com o foco em desarticular um grupo criminoso que atua em negociações de entorpecentes em bairros da Área Integrada de Segurança 3 e 7 (AIS 3 e 7), como Messejana, Paupina, Lagoa Redonda, Edson Queiroz e Dias Macedo. No desenrolar da investigação conduzida pela DCTD, entre fevereiro e junho de 2019, outras nove pessoas que são investigadas por participarem da organização criminosa já haviam sido presas em flagrante, bem como 8 kg de drogas e um revólver também haviam sido apreendidos com suspeitos.

A DCTD já havia prendido nove pessoas no curso das apurações. São elas: Eduarda Sousa de Paula (20), com passagens por estelionato e tráfico de drogas; Sâmya Santiago de Lima (22), com passagens por estelionato e tráfico de drogas; Lucas Carvalho Viana de Sousa (23), com passagens por tráfico de drogas; Maria Antonia Carneiro da Silva (41), com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas; Francisca Alice Sousa da Silva (22, com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas; Laryssa de Moraes Barbosa (24), com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas; Wesley Zeferino Costa (29), com passagens por tráfico e associação para o tráfico de drogas; Islenon Silva Lima (26), com passagens por associação e colaboração para o tráfico de drogas; e Thalys Almeida Venancio (20), lesão corporal contra agente da segurança pública, resistência, posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.

Efetivo empregado

O Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) coordenou as equipes policiais dos departamentos de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM) do Interior Sul (DPJI Sul), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Recuperação de Ativos (DRA) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) para dar cumprimento aos mandados de busca e apreensão e de prisão da Operação Sharing.

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber