Em desdobramento da Operação Fragmentado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nesta quarta-feira (26), um mandado de prisão preventiva contra Jhon Anderson Teixeira Alves, 28 anos, suspeito de participação em assaltos e golpes contra instituições bancárias no Ceará e em outros estados da federação. O mandado foi cumprido no município de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

De acordo com o delegado Ismael Araújo, titular da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro, Jhon Anderson é investigado desde 2017, quando foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica após tentar sacar benefícios com documentações falsas em uma agência bancária em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, o suspeito teria participado de um ataque contra uma agência bancária, durante o mês de outubro, no município de Araioses, no Maranhão. Ele foi identificado a partir de imagens de câmera de segurança. O carro utilizado na ação criminosa, modelo Audi, foi incendiado pouco depois, mas o chassi foi identificado por meio de perícia realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP/MA). Além disso, o veículo também aparecia em imagens compartilhadas por Jhon Anderson nas redes sociais.

“Desde então, o suspeito participava de fraudes bancárias com cartões e documentos falsos. A Polícia Civil do Estado do Ceará não cessou as diligências e manteve uma investigação, não somente para prender o Jhon, mas para desarticular todos os núcleos desse grupo criminoso com atuação interestadual”, declarou o delegado.

Em março, a PCCE recebeu uma denúncia anônima informando sobre um condomínio de luxo, no bairro Meireles (AIS 1), em Fortaleza, utilizado como ponto de encontro pelo grupo criminoso. Os policiais civis diligenciaram até o local, mas os suspeitos conseguiram fugir. As buscas continuaram em todo o Estado e resultaram na prisão, na última semana, de Edenilson Silva Bezerra, 24 anos, com antecedentes por associação criminosa e falsificação de documento, no município de Itapipoca. O homem foi preso em flagrante ao receber cartões que seriam utilizados em golpes bancários.

No começo de maio, um veículo de luxo modelo Mercedes-Benz que seria utilizado pelo homem apontado como chefe do grupo criminoso foi apreendido em Itapipoca. Após o cumprimento do mandado de prisão, uma motocicleta modelo Honda CB1000R, um outro carro, modelo VW Golf, uma quantia em dinheiro e celulares foram apreendidos pela PCCE, no município.

Operação Fragmentado

As investigações iniciaram a partir das apurações do crime de lavagem de dinheiro do grupo. A ação consistia na conversão de recursos financeiros oriundos do estelionato que gerava lucros e era convertido em patrimônio. O patrimônio, como apontam os levantamentos policiais, era registrado em nome de “laranja”, sendo esta a forma de ocultação dos bens, tentando tornar o que era ilícito em bens lícitos, configurando assim o crime de lavagem de dinheiro. Ainda conforme as investigações, os crimes eram cometidos contra instituições financeiras mediante a abertura de contas fraudulentas com a utilização de documentos falsificados.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber