Veja quais os cuidados necessários e compre seu imóvel com segurança


Foto: Freepik

Comprar um imóvel é o sonho da maioria dos brasileiros. É o momento que representa liberdade para dar início a uma nova etapa na vida, que para muitos também vem com a independência financeira.

Não à toa, para se tornar proprietário é necessário realizar um alto investimento. Em alguns casos, representa a economia de anos de trabalho e dedicação para a realização do sonho.

Uma pesquisa realizada para entender o comportamento dos consumidores revelou que para 85% dos pesquisados, a compra de um imóvel simboliza o maior investimento da vida. Seguido de um sinal de vitória, prêmio pessoal ou ainda o simples desejo de sair do aluguel.

Se qual for a motivação que leva a busca por um imóvel próprio, especialistas apontam que a jornada de compra costuma ter uma duração maior do que em outros segmentos.

Isso porque do início da busca até a efetivação do negócio, o cliente passa por diversas etapas que incluem encontrar o imóvel ideal, aplicar para as cartas de financiamento e ainda verificar toda a documentação tanto do proprietário, quanto do imóvel.

Essas são apenas algumas etapas necessárias para garantir que o negócio seja realizado com sucesso. Afinal, a última coisa de quem compra uma casa ou apartamento é ser vítima de um golpe de uma pessoa ou empresa mal intencionada.
Para não entrar para a estatística de fraude, o segredo está em tomar algumas precauções antes de fechar negócio. Para te ajudar a realizar uma compra com mais tranquilidade, separamos algumas dicas importantes a seguir, confira:

⦁ Verifique a região em que o imóvel está localizado

Para não ter arrependimentos na hora da compra, é preciso ter certeza em ter realizado a melhor decisão. Uma das características que mais influencia para esse resultado é a localização do imóvel.

O endereço do imóvel indica muito sobre a qualidade de vida que o proprietário deve ter ao morar lá, por isso é muito importante prestar atenção durante as visitas.

Visite a unidade em diferentes horários e verifique a vizinhança ao redor. Se você gosta de um estilo de vida mais tranquilo, por exemplo, evite regiões próximas a atividades noturnas como bares, baladas e restaurantes com música ao vivo.

Na hora de escolher seu próximo bairro, não deixe de observar se a área é bem atendida em comércio e serviços como supermercados, shoppings, farmácias, hospitais e até mesmo escolas e universidades.

Fique atento também aos índices de violência na região. Um imóvel bem localizado pode ter um custo mais elevado do que outras opções populares, mas a longo prazo indica mais tranquilidade e bem estar.

⦁ Valide a credibilidade da construtora ou imobiliária escolhida

Os principais registros de problemas em compras de imóveis em São Paulo acontecem por irregularidades práticas por construtoras ou imobiliárias que prestam serviço no mercado imobiliário.

Por isso, antes de escolher a empresa que vai te acompanhar durante a jornada para a realização do seu sonho, é fundamental checar a credibilidade da instituição que você está contratando.

O primeiro passo é verificar se existem ações judiciais ou queixas contra a construtora ou imobiliária a ser escolhida. Em seguida, cheque como anda a situação fiscal e contábil da empresa.

Para não restar dúvidas, pesquise a existência de débitos municipais ou estaduais, peça referências e converse com outras pessoas que já fizeram negócio com essa mesma empresa.

Seguindo esses passos, você aumenta as chances de realizar seu sonho com uma instituição séria, que conta com profissionais experientes e apresenta uma boa reputação no mercado.

⦁ Conheça todos os detalhes do imóvel que pretende comprar

Para realizar uma boa escolha ao buscar por apartamentos à venda no Jabaquara, grande bairro de SP, é importante conhecer todos os detalhes sobre o imóvel, seja direto na planta ou usado.

Ao optar por um imóvel na planta, você deve levar em conta a sua pressa em se mudar. É muito comum acontecer imprevistos durante a construção, que podem acabar atrasando a entrega das chaves.

Por outro lado, em um imóvel recém construído, o custo com reformas é menor ou às vezes, inexistente. Com a entrega concluída, o cliente já consegue realizar a mudança e com isso planejar a decoração.

No caso dos imóveis usados, o cuidado deve começar já na primeira visita. É importante que o cliente observe qual o estado de conservação do imóvel e se vale realmente a pena investir na unidade.

Quem compra um apartamento mais antigo, por exemplo, pode acabar pagando mais barato pelo imóvel, mas deve gastar com reformas e ajustes para que os ambientes fiquem mais próximos daquele que ele imagina.

⦁ Atenção redobrada com a documentação

Um dos pontos mais importantes para não ter problema na compra é redobrar os cuidados quando chega a etapa da documentação. Esse é um momento importante, pois é a assinatura do contrato que efetiva a aquisição do imóvel.

Então, o primeiro passo é checar a documentação do imóvel. O comprador deve verificar a existência prévia da certidão negativa de ônus e IPTU, título da propriedade com registro, averbação da construção no cartório de imóveis, declaração negativa de débitos condominiais, planta baixa e ainda o alvará de utilização.

Após checar a documentação do imóvel, é hora de verificar a documentação da construtora. Certifique-se de solicitar a cópia do CNPJ, o contrato social, o registro na Junta Comercial, a certidão negativa na justiça, além da quitação de tributos federais.

E também tem os documentos que devem ser apresentados pelo comprador como RG, CPF, comprovante de renda, certidão de estado civil e certidão de débitos negativa.

Com todos esses documentos entregues e validados, a atenção deve ser com o contrato de compra e venda. Nesse documento devem constar as informações apresentadas acima, além do valor do imóvel e a forma de pagamento escolhida.

No contrato deve aparecer também o valor da multa no caso de atraso da entrega do imóvel, bem como a comissão do corretor imobiliário. São detalhes de muita importância para o cliente, que garantem um negócio de sucesso.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!