Quixeramobim voltou a superar o seu próprio recorde de produção do maior queijo coalho do mundo. Diante do público que compareceu à abertura da 11ª Feira de Negócios do Sertão Central (FAICQ), o prefeito Clébio Pavone, acompanhado do secretário municipal do Desenvolvimento Agropecuário. Kolowyskys Dantas e do engenheiro agrônomo Claudio Coutinho, conferiu o peso do super queijo numa balança eletrônica armada diante do palco da FACIQ. Foram 1.390 quilos.

Houve até euforia quando o visor digital apontou 1.490 quilos, mas havia a necessidade da dedução dos 100 quilos da forma de madeira, aferindo a marca de 1.390 quilos. Mesmo assim mais um recorde foi batido. “A expectativa era de alcançar os 1.400 quilos, já que foram utilizados dois mil litros de leite a mais em relação ao último queijo. Faltaram apenas 10 para alcançar o planejado. Mesmo assim foram 30 quilos a mais que o último queijo gigante produzido na cidade, em 2015, quando marcou exatos 1.360 quilos“, comentou Kolowyskys Dantas.

Uma prensa de madeira com 2,20m de comprimento, 1,20m de altura e 0,90 m de largura foi utilizada na produção do queijo gigante.
Claudio Coutinho acrescentou que no desafio do próximo ano haverá mobilização para a captação de 16 mil litros, produzindo um queijo ainda maior, já que apesar de ter sido utilizado dois mil litros de leite a mais, o acréscimo foi de apenas 30 quilos.

Antes de começar a distribuir as fatias do queijo com o público o prefeito Clébio Pavone agradeceu a parceria do Sebrae, representando pela sua articuladora regional, Camila Braga, e dos pecuaristas do Município, considerado o maior produtor de leite do Ceará.

Com informações Diário Sertão Central.

Fotos > Alex Pimentel

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/