Exames foram encontrados durante fiscalização no estoque municipal. Prejuízo é estimado em R$ 16 mil

Quixeramobim vai descartar cerca de 600 testes de Covid-19 fora da validade

Foto: WhatsApp / GCMAIS

Cerca de 600 testes rápidos de coronavírus vencidos foram encontrados durante uma fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Quixeramobim, 203 km de Fortaleza. Os lotes deveriam ser utilizados até setembro, mas não constavam no sistema até 30 de dezembro de 2020.

Durante a conferência ao estoque, os fiscais não encontraram nenhuma nota fiscal com informações sobre os testes rápidos. O prejuízo, segundo a Prefeitura de Quixeramobim, é estimado em R$16.800.

Segundo a Prefeitura de Quixeramobim, os testes possivelmente foram colocados no depósito no último dia do ano, mas somente uma investigação interna poderá confirmar a hipótese. O município passou por transição de gestão. “As câmeras de monitoramento são formatadas a cada cinco dias. Se não fosse por isso, a gente teria hora e dia em que essas caixas foram colocadas no estoque”.

Quixeramobim vai descartar cerca de 600 testes de Covid-19 fora da validade

Testes foram encontrados em fiscalização | Foto: WhatsApp / GCMAIS

Por telefone, um representante da gestão afirmou que o caso é acompanhado pelo setor jurídico da Prefeitura. “Estamos aguardando um parecer e não tem jeito, teremos que descartar esse lote vencido”, lamenta.

O GCMAIS procurou a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar o assunto, mas até a publicação da matéria, não houve retorno.

Brasília

Em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para Covid-19, tipo RT-qPCR, que estavam armazenados pelo Governo Federal. O lote foi adquirido em caráter emergencial pela União em abril, no pico da pandemia. Com a decisão, os produtos tiveram ampliação de prazo em quatro meses.

“Assim, os testes que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante, com a extensão dos testes que venceriam em março, ficando para julho”, explicou Arnaldo Medeiros, titular da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

Portal GC Mais.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber