A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, nesta terça-feira (10), uma operação policial visando à prevenção ostensiva de ações delituosas, na comunidade denominada “Pau Fininho”, no bairro Papicu, situada na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), em Fortaleza. A ofensiva teve como objetivo realizar abordagens e atividades de fiscalização. Durante as diligências, um homem, que estava com mandando de prisão em aberto por roubo, foi identificado com auxilio da tecnologia biométrica.

A ação coordenada pela Copol contou com a participação de equipes especializadas da Polícia Militar do Ceará (PMCE); militares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin); além de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No total, 47 agentes da SSPDS participaram da ação ostensiva, sendo 41 policiais militares, divididos em nove viaturas e seis motocicletas, três peritos e três bombeiros.

Policiais do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), acompanhados de militares do Policiamento Ostensivo Geral ( POG), realizaram saturações e abordagens na área, enquanto uma aeronave da Ciopaer prestou apoio aéreo. Uma equipe da Pefoce também auxiliava nas buscas por criminosos. Enquanto isso, militares utilizavam Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) para identificar possíveis ações delituosas e esconderijos para ilícitos.

Durante os trabalhos, uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam), ao incursionar na Rua Desembargador Lauro Nogueira com Rua Doutor Ribamar Lobo, encontraram uma casa abandonada, onde foi encontrada uma certidão de nascimento. Após consultar os dados do documento, com o apoio da equipe tática da Pefoce, foi constatado um mandado de prisão em aberto por roubo, em desfavor de Tiago Elfrazio Braga (21), com passagens por associação criminosa e corrupção de menor.

Tiago Elfrazio não se encontrava no local, onde a certidão foi localizada, o que fez os agentes de segurança iniciarem buscas pelo indivíduo. Após diligências, o homem foi encontrado em outro endereço, também na Rua Desembargador Lauro Nogueira. No momento da abordagem, Tiago Elfrazio forneceu um nome falso, mas foi identificado com auxílio da tecnologia biométrica. O infrator foi conduzido ao 15º Distrito Policial, onde ficará a disposição da Justiça.

Para o secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga, a operação é de fundamental importância, porque visa proporcionar mais sensação de segurança para a comunidade do “Pau Fininho” e adjacências. “Ouvimos os anseios da população local e direcionamos policiamento ostensivo para a região. Nosso intuito é que às ações policiais na região venham a inibir atitudes criminosas, baixando os níveis de criminalidade”, afirma.

Tecnologia Biométrica

Durante a operação, peritos utilizaram equipamentos de biometria, visando facilitar a identificação das pessoas que foram abordadas por meio da leitura da digital em um smartphone. O procedimento já foi adotado, anteriormente, em situações em que o indivíduo não quis se identificar, uma vez que com a tecnologia não é necessária a apresentação de documentos. Dessa forma, os policiais não precisam se dirigir, com a pessoa abordada, para uma delegacia visando acessar a sua identificação. Já nos casos de confirmação positiva para infrator, o mesmo é prontamente encaminhado a uma delegacia.

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/