Carteira de motorista é opção para os condutores que já possuem CNH física com QR code

Mulher branca e de cabelos loiros segurando iPhone mostrando a CNH digital
Legenda: Versão digital é opcional e não exclui a impressa, que permanece sendo emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e valendo para todo o Brasil
Foto: Divulgação/Detran RS

Já os que não têm podem tirar uma 2ª via para obter a versão digitalizada. Para incluir pela primeira vez a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT.), é necessário atualizar os dados cadastrais no Portal de Serviços Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Após a confirmação das informações, é possível optar pelo documento digital. Essa versão é opcional e não exclui a impressa cuja emissão ocorre via o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e tem abrangência em todo o território nacional. Ou seja, os motoristas podem ter ambas.

Diário do Nordeste preparou um guia para explicar o passo a passo do processo de adesão. Veja abaixo como baixar a CNH digital, quanto tempo demora e como atualizá-la.

Passo 1
Inclusão dos dados

Para incluir pela primeira vez sua CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é necessário validar os seus dados cadastrais no Portal de Serviços do Denatran. Veja como fazer:

Acesso o link: portalservicos.denatran.serpro.gov.br

Ao entrar, selecione a opção “Habilitação”. Neste espaço, você vai preencher as principais informações: o número de registro e o código de segurança.Veja abaixo onde encontrá-lo:

 

EXEMPLO de habilitação
Foto: Divulgação / Detran

Após a confirmação dos dados cadastrais, você poderá incluir sua CNH no aplicativo CDT. Veja como fazer isso no item abaixo.

Passo 2
Como baixar a CNH digital?

  1. Baixe o aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”. A ferramenta está disponível no Google Play e App Store.
  2. Escaneie o QR Code da sua CNH (É preciso ter a CNH com QR Code impresso no verso. Quem não tiver, deve emitir a segunda via para utilizar o aplicativo).
  3. Faça a validação biométrica por meio da câmera do smartphone ou iPhone, enviando foto do seu rosto. O objetivo é provar que é você solicitando o documento oficial, para evitar fraudes.
  4. Por fim, a validação acontece depois da criação de uma senha de acesso.

Logo após, a CNH digital estará no seu smartphone  e ficará disponível lá mesmo que você esteja offline, sem internet.

Quanto tempo demora para ter o documento?

  • Todo o processo para você pedir a CNH digital leva cerca 20 minutos.
  • O documento oficial é liberado imediatamente, logo após o preenchimento dos dados citados acima.

Como renovar?

Motoristas que estão com a CHN vencida ou próxima do prazo, poderão realizar a renovação pela internet, clicando na aba “Renovação de CNH”, que fica disponível na Central de Serviços do Detran.

Os condutores deverão pagar pela taxa de serviço e pelo exame médico a ser realizado. Para alguns condutores, há a possibilidade de serem exigidos o exame psicotécnico e/ou a importação de prontuário.

Com informações Diário do Nordeste

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber