Abalo sísmico de magnitude 2.1 na escala Richter registrado nesta sexta-feira teve como epicentro a localidade de Sossego, a 30km da sede do Município.

O tremor de magnitude 2.1 foi registrado pelo LabSis entre os municípios de Quixadá e Ocara.
Um tremor de terra registrado no início da manhã desta sexta-feira (20) pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no município de Ibaretama, no Sertão Central, não foi percebido pelos moradores.

De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, do LabSis, o evento ocorreu às 5h38, com magnitude 2.1 e teve como possível epicentro o entorno da localidade de Sossego, na zona rural.

Os tremores foram detectados no sistema do LabSis a partir das 5h30 da sexta-feira (20).
Outros dois tremores menores foram detectados logo depois, mas os moradores não notaram. A reportagem ainda tentou manter contato com a coordenação da Defesa Civil municipal, mas até esta publicação não havia sido atendida. Entretanto, habitantes informaram não terem conhecimento de algum dano material.

O especialista da Defesa Civil do Ceará em sismologia, Francisco Brandão, informou que sua equipe estava trabalhando para identificar o local exato da origem do tremor. A localidade onde o fenômeno ocorreu fica situada entre os municípios de Quixadá e Ocara.

No início deste mês, no dia 3, a rede sismológica registrou um abalo sísmico de magnitude 2.4 em Palhano, nos limites da região jaguaribana. Diferente de Ibaretama, os moradores de várias localidades e alguns pontos da sede sentiram os mais de 10 tremores contabilizados pelo LabSis.

Causas

Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores de terra são comuns no Ceará. Eles ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

Com informações Diário Sertão Central

Fotos > Labsis

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/