Nesta sexta-feira dia 10/11/2017 o vereador Kim do Sindicato publicou em sua página no Facebook uma nota de repúdio contra a atitude do colega de Câmara, o vereador Teodomiro Neto.

Na última quarta-feira (08) durante a Décima Quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Quixeramobim, Teodomiro Neto utilizou de seu tempo disponível para atacar uma mulher que participava de greve junto ao SINDEQ e que estava acompanhando a sessão. Por duas vezes o parlamentar se referiu à popular utilizando o termo “vadia”.

Na nota publicada, o vereador Kim do Sindicato afirma ser contra qualquer tipo de violência contra a mulher e que a atitude do colega não condiz com a de um representante da sociedade.

Confira na íntegra a nota publicada:

“ NOTA DE REPÚDIO
VEREADOR KIM DO SINDICATO
CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
‘É inaceitável que uma em cada três mulheres no mundo, sofra violência em algum momento de suas vidas’. (Phumzile Mlambo-Ngcuka)

A violência contra a mulher é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica de mulheres, tanto na esfera pública quanto na privada, a violência contra a mulher é sistêmica e se apresenta de diversas formas e intensidades, e se faz presente em diversos espaços motivando graves violações de direitos humanos e crimes hediondos. Seja lá qual o motivo que levam a essas diversas formas de violência, nenhum deles justifica tais atos de selvageria contra a mulher ou qualquer ser humano.
Ao longo da historia as mulheres estiveram em condições de extrema submissão no ambiente familiar, de trabalho, na sociedade como o todo atacadas pelo patriarcado e o machismo que se manifestam de varias formas e consigo implicam na pratica da violência contra a mulher seja a violência física, psicológica, moral diversas são as formas que se manifestam a violência contra as mulheres.
Muitas conquistas já foram obtidas através da luta e sangue derramado pelas vidas de tantas mulheres que lutaram por liberdade, igualdade, justiça, lutaram pela vida. Mesmo com muitas conquistas os desafios ainda são muitos e cotidianos por isso ainda é preciso superarmos muitas desigualdades nas relações de gênero que coloca as mulheres em condições desiguais, vulneráveis e de violência.
A politica é um espaço de extrema importância para construção de possibilidades eficazes para a superação destas desigualdades embora as mulheres sejam o maior número eleitoral e estejam em menor número ocupando os lugares mais diversos na politica desde o município até a esfera estadual e federal.
Não condiz com a conduta de um representante da sociedade fazer uso da palavra num lugar que é a casa do povo ou em qualquer outro espaço para qualificar uma mulher como vadia em razão do seu pronunciamento.
É levando em conta todos os dados reais de desigualdade de gênero e violência contra a mulher que na condição de Vereador da Câmara Municipal de Quixeramobim venho a público mim manifestar contra toda e qualquer posição e pronunciamento emitido que viole os direitos humanos em específico o das mulheres.
Na câmara somos a voz do povo e nos cabe construir relações que cada dia nos legitime como representantes do povo em toda a sua diversidade.

‘A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida e a liberdade do ser humano’
(São João Paulo II)”