Dois tamanduás-mirins foram resgatados no Ceará nesse último fim de semana. Em uma das ações, policiais militares lotados no Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesse domingo (13), localizaram um filhote, na cidade de Beberibe – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará. No sábado (12), foi a vez do Corpo de Bombeiros resgatar um mamífero, em Granja (AIS 16).

O acionamento da ocorrência de ontem foi feito por volta das 9 horas, quando os PMs foram informados pela solicitante acerca de um tamanduá-mirim que havia surgido no telhado da casa dela, na localidade de Barra da Sucatinga. A equipe se deslocou até o local e retirou o animal, um filhote que não apresentava nenhum ferimento.

Após a sua retirada em segurança, os policiais militares encaminharam o animal até um criadouro autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Guaramiranga (AIS 15) do Estado. No local, o pequeno animal ficou sob os cuidados de uma veterinária. Em uma primeira avaliação das condições de saúde do animal, o tamanduá-mirim estava em boas condições. Após período em observação, ele deverá ser reinserido na natureza.

Resgate em Granja

Já na cidade de Granja (AIS 14) do Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um segundo tamanduá-mirim no distrito de Parazinho. A ocorrência foi registrada no sábado (12) e contou com uma guarnição de Busca e Salvamento da 1ª Companhia do 3° Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM), sediada em Sobral.

O tamanduá-mirim, também chamado tamanduá-colete, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. A guarnição devolveu o animal, que não apresentava nenhum ferimento, à natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Meruoca.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber