Acidente ocorreu na Avenida Bezerra de Menezes na tarde desta sexta-feira. Torcedor é atropelado durante manifestação em Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

Torcedor é atropelado durante manifestação em Fortaleza 

Um homem foi atropelado durante uma manifestação contra a criminalização de torcidas organizadas na tarde desta sexta-feira (16) em Fortaleza. O paciente foi levado para o Hospital Instituto Doutor José Frota, no Centro da capital cearense.

A manifestação ocorre após a secretaria da Segurança Pública ter apontado, no sábado (10), a rixa entre torcidas como uma das possíveis causas da chacina no Benfica, que resultou na morte de sete pessoas em 9 de março.

Os torcedores fizeram uma caminhada da Praça da Gentilândia, local onde houve um dos tiroteios da sequência de assassinatos, até a sede da Secretaria, na Avenida Bezerra de Menezes. Nas imediações da sede da Torcida Organizada do Fortaleza (TUF), um segundo ataque deixou quatro mortos minutos depois.

“Não há mortes entre as torcidas. Há rivalidade saudável entre torcedores de times que são adversários em campo, mas não há assassinatos nem represálias entre torcedores”, disse Fernando Augusto, um dos participantes do evento.

Após a chacina, o Ministério Público do Estado do Ceará voltou a pedir o fim das torcidas organizadas no estado. “Os membros dessas entidades são, frequentemente, associados a práticas criminosas envolvendo atos de vandalismo, violência física e assassinatos, gerando grande temor à sociedade”, afirmou o órgão.

Os torcedores presentes na manifestação deste tipo de entendimento. “Se há alguém envolvido em algum crime, que ele seja responsabilizado, mas não todo um grupo, formado em sua maioria por torcedores honestos.”

O Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza anunciaram, após a chacina, que a entrada em estádios de futebol seria restrita a pessoas cadastradas, uma forma de prevenir conflitos nas arenas e no entorno