Sentados em fila no Salão Almofala do Centro de Eventos do Ceará, 1.400 aprovados no concurso da Polícia Militar assistiram à aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças, na manhã de ontem.

Os presentes ouviram a palestra ministrada pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e as palavras de motivação do governador do Estado, Camilo Santana (PT).
A expectativa é que, em cinco meses, os novos policiais já atuem no Ceará. Ao todo, foram aprovados no concurso 4.200 pessoas.

“Quando eu fiz o concurso, para preencher as 4.200 vagas seria até o fim do Governo, mas eu decidi antecipar. A primeira turma já vai estar formada em agosto e eu já devo chamar a terceira turma”, afirmou o governador em coletiva, após a aula inaugural. Camilo garantiu verba para a compra de uma arma para cada um dos aprovados, “para não haver a possibilidade de dois PMs dividirem o mesmo armamento”.
As classes da segunda turma começaram ontem e o curso é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), com duração de cinco meses.

O secretário André Costa garantiu que os novos PMs devem receber a capacitação necessária para a atuação nas ruas de todo o Ceará.

“Temos uma grande missão. Vamos encontrar pessoas no pior momento da vida delas. E temos que saber como agir, para fazer a diferença na existência dessas pessoas”, palestrou Costa, seguido de aplausos pelo público.